Com objetivo de promover um diálogo com mães de pessoas com deficiência e mães com deficiência, a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência realiza o segundo “encontro das mães” no dia 30 de maio.
O encontro tem o objetivo de colocar a subsecretaria à disposição das famílias, ouvir as demandas das mães das crianças, oportunizar troca de experiências entre elas e dar visibilidade às situações de adversidades enfrentadas, ressaltando a importância de cuidar tanto das crianças quanto das mães.
A subsecretária de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes, relata que é um momento de acolhimento para as mulheres que muitas vezes são invisíveis na sociedade. “Um desafio muito grande é a invisibilidade que às vezes essas mulheres enfrentam, são mulheres com deficiência, mas são esposas, filhas e profissionais. Muitas vezes existe um estigma que a mãe com deficiência é estática, as pessoas destacam mais a deficiência do que até o potencial de cada mulher.” explica a subsecretária.
As mães de pessoas com deficiência muitas vezes abdicam de suas carreiras e de outras áreas de sua vida para que possam se dedicar exclusivamente aos filhos com deficiência. É um momento de diálogo justamente para ouvir as pautas apresentadas pelas mães e dialogar com a sociedade para construir políticas públicas efetivas e eficazes.
A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de MS (Consep), Josiane da Cunha Ramalho fala da importância do evento. “Com a roda de conversa poderemos falar sobre as dificuldades das mães terem acesso às políticas públicas de saúde, educação, transporte, inclusão social e igualdade de oportunidades. Nós sabemos da importância das políticas públicas para assegurar a criação de ambientes acessíveis tanto em espaços públicos quanto em privados.”
A reunião de mães conta com a parceria da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos de Pessoas com Deficiência.
O encontro será na Biblioteca Estadual Isaías Paim, no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, no dia 30 de maio, às 13h30.
O Memorial da Cultura fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro.
O evento será destinado ao público convidado.
Texto: Bel Manvailer, Setescc