A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude e o Gabinete da Secretária Adjunta da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), reuniram-se virtualmente, nesta quarta-feira (12), com representantes da (SNJ) Secretaria Nacional da Juventude, Conjuve (Conselho Nacional da Juventude) e Conjuv (Conselho Estadual da Juventude), com o objetivo de alinhar a realização da Conferência Estadual de Juventude.
“Chamamos essa reunião pois estamos preocupados com o cronograma de realização, tendo em vista que há uma série de eventos preparatórios a nível municipal, para a escolha dos delegados na etapa estadual, que irão representar o Estado em Brasilia. Além de toda a mobilização dos gestores municipais”, ressalta o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Juan de Paula Nazareth.
A Conferência tem como premissa reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir o que deve ser prioridade nas políticas públicas nos próximos anos. Sendo fundamentais para a gestão participativa e democrática, além de ser uma troca de experiências.
Na ocasião o técnico da SNJ, Miguel Monteiro, explicou que, “o novo cronograma com as datas da Conferência deve ser divulgado ainda esta semana. Mas o tema já foi escolhido, vamos abordar – Reconstruir o presente e construir o futuro. Que foca no desenvolvimento, direitos, participação e bem viver.”
A participação social, a escuta realmente é muito importante para que as diretrizes para a efetivação das políticas públicas se tornem mais efetivas. E quando vocês falam que para os jovens das comunidades quilombolas e comunidades indígenas a conferencia será direta, respeitando o lugar de fala dessas pessoas, nós ficamos imensamente felizes, tendo em vista que ambas as pautas fazem parte da pasta da Cidadania”, explica Viviane Luiza, secretária adjunta da Setescc.