a equipe da Corregedoria-Geral do Estado, da CGE-MS (Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul) continua oferecendo a “Oficina de Treinamento e-PAD” para os servidores públicos do Estado que utilizam o sistema.
O e-PAD é uma ferramenta informatizada destinada à sistematização de atividades correcionais – no âmbito do Poder Executivo, junto às Unidades Setoriais e Seccionais do Sistema de Controle Interno.
O sistema oferece suporte à atividade correcional, colhendo as informações necessárias para a condução de procedimentos, com o objetivo de serem geradas peças processuais, facilitando, com os dados já estruturados e organizados, o trabalho das admissibilidades, das comissões e as tomadas de decisão das autoridades competentes.
Para a auditora do Estado e chefe da USCI (Unidade Setorial de Controle Interno), da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Lidiane Andrighetti Leolatto, como se trata de um sistema novo no Estado, a capacitação é fundamental para a apresentação de toda a funcionalidade e praticidade do sistema.
“Uma das atribuições da USCI, é a de prestar assessoramento ao Secretário nos assuntos afetos a atividade de correição, propondo a instauração procedimentos correcionais, supervisionando comissões processantes, acompanhando cumprimento de recomendações e prazos, mantendo registro atualizado da tramitação desses processos, entre tantas outras atividades relacionadas ao tema. O e-Pad, enquanto ferramenta de sistematização desses procedimentos, vai auxiliar a USCI a cumprir com suas atribuições de forma mais célere, otimizada e eficiente, por isso a necessidade de conhecermos todas as funcionalidades”, explica.
No treinamento, ministrado pelos auditores da CGE-MS, além da parte teórica que incluiu explicações sobre o sistema de controle interno e atribuição da CGE-MS como órgão central e também a respeito do e-PAD, foram apresentados casos práticos para que os participantes desenvolvessem a correta navegabilidade no ambiente de treinamento e, dessa forma, cessar (ou, pelo menos, diminuir) as dúvidas quando estiverem trabalhando com casos reais de execução no sistema.
As capacitações acontecem desde agosto do ano passado e a meta é de que, até o fim deste ano, sejam finalizadas. No próximo mês, está prevista mais uma capacitação.
Texto: Karla Tatiane, CGE/MS e Jaqueline Hahn Tente, Setescc
Fotos: Divulgação