Servidoras da Ouvidoria Estadual do SUS participam da primeira ação do projeto “Saúde LGBT+ em Movimento”

  • Publicado em 21 jan 2021 • por Thais Lima Bacchi de Araujo •

  • A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT, realizou na manhã desta quinta-feira (21) a primeira ação do projeto “Saúde LGBT+ em Movimento”. Servidoras da Ouvidoria Estadual do SUS de Mato Grosso do Sul, participaram do bate papo sobre diversidade sexual e de gênero e a importância do atendimento humanizado.

    “Essa troca de experiência é de extrema importância na construção de políticas públicas efetivas e transversais. Sabemos que a falta de conhecimento sobre a diversidade implica na dúvida, nos mitos, no preconceito entre outras coisas. Conversar abertamente com a equipe da Ouvidoria é um grande avanço no que tange esse modelo de atendimento que queremos à população LGBT no Estado”, explica Leonardo Bastos, Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT.

    A Ouvidoria Estadual do SUS é um canal de atendimento legítimo, neutro e imparcial, que atende com equidade manifestações (denúncias, elogios, sugestões, reclamações e solicitações) de situações recorrentes. Foi pensada para fortalecer o indivíduo perante os seus direitos e interesses, conferindo maior transparência e eficiência às ações institucionais, atuando de forma célere, responsiva e ética.

    A gerente da Ouvidoria, Ana Cláudia Cubilha Cavalheiro, explica que é muito importante a participação ativa dos cidadãos, “por meio deste canal, a gestão pode corrigir e melhorar os serviços, além de ter uma atuação preventiva que aperfeiçoe a prestação de serviços. A participação popular é fundamental para que estes canais possam cumprir o objetivo de melhorar os serviços de saúde para a população. E nós estamos aqui para atender cada pessoa respeitando as suas especificidades. ”

    Para acessar a Ouvidoria Estadual do SUS de Mato Grosso do Sul entre no site www.saude.ms.gov.br ou pelo e-mail: ouvidoriasus@saude.ms.gov.br ou através do telefone 0800-647-0031.

    “Nosso objetivo com essa ação é fomentar e divulgar o serviço da Ouvidoria. As pessoas LGBTs quando por algum motivo acharem que foram desrespeitadas em um atendimento de saúde que façam a denúncia na Ouvidoria. Existem os canais, precisamos usá-los para de fato termos resultados positivos nessa busca pelo atendimento humanizado que tanto buscamos”, finaliza o Subsecretário.

    As ações do projeto “Saúde LGBT+ em Movimento”, são realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (IBRAT/MS), Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS), Coordenadoria Municipal LGBT e Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, Casa Satine e Secretaria de Estado de Saúde.

     

    Confira o cronograma:

    22 de janeiro –  Reunião Técnica com os Núcleos Regionais de Saúde. Tema: “Acolhimento e Acesso dos usuários LGBT”.

    22 de janeiro – Reunião Inaugural do GT de Pessoas LGBT+ Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS – Casa Satine.

    27 de janeiro- Reunião Técnica da SESAU/CG com os Usuários do SUS para acolhimento e escuta para articular ações para a população LGBT+ de Campo Grande.

    30 de janeiro – Oficina de Prevenção de IST/AIDS com Homens Trans.

     

    Para informações entre em contato pelo telefone (67) 3316-9191 ou através do e-mail: lgbt@segov.ms.gov.br

     

    Categorias :

    Sem categoria

    Veja Também