Em reconhecimento às práticas inovadoras desenvolvidas pelos municípios na área do enfrentamento à violência contra à mulher, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, concedeu o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher a 6 projetos selecionados, durante solenidade de lançamento da campanha Agosto Lilás.
O Selo foi criado por meio do Decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018. Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas. Além disso, o Estado incentiva o associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo, considerando as especificidades e as potencialidades dos municípios.
“Criamos o Selo com a intenção de conhecer as iniciativas, as boas práticas dos municípios do interior nas ações de enfrentamento à violência e incentivo ao empreendedorismo feminino e também no empoderamento, porque às vezes os projetos são maravilhosos e ficam lá, apenas no município, com o Selo Prefeitura Amiga da Mulher, a gente divulga, notícia e troca experiências entre as gestoras”, explica a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.
A seleção das propostas desenvolvidas pelas prefeituras municipais, foi realizada por um Comitê Julgador, formado por representantes, dos seguintes órgão: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul; do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul; da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS); do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (SEBRAE) e da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ASSOMASUL).
Nesta segunda edição foram 6 projetos selecionados, sendo que dois destes receberam o “Selo Destaque”, são eles: Projeto Vida Nova de Caarapó e Projeto Prática “Informar é Prevenir” – Rede Papo de Mulher: De Mulher para Mulheres de Guia Lopes da Laguna.
O prefeito de Caarapó André Nezzi, que recebeu o Selo Destaque destacou que a premiação é o retorno do investimento em políticas públicas de combate a violência contra a mulher. “O município se sente lisonjeado, por estar recebendo esse selo, viemos agora colher os frutos do nosso trabalho, já fomos premiados também com o projeto Maria Maria ano passado, nosso municípios entende a importância da coordenadoria da mulher, é fundamental que cada município seja sensível a causa e ajude o estado a encampar essa luta.”
Confira o resultado do Selo Social prefeitura Amiga da Mulher 2021
SELO DESTAQUE
Projeto Vida Nova – Caarapó
Projeto Prática “Informar é Prevenir” – Rede Papo de Mulher: De Mulher para Mulheres – Guia Lopes da Laguna
SELO SOCIAL PREFEITURA AMIGA DA MULHER
Projeto Programa Frente Emergencial de Auxílio Desemprego (Margaridas) – Caracol
Projeto Promotoras Legais – Corumbá
Projeto Dona de Mim – Jardim
Projeto Novo Olhar – São Gabriel do Oeste
Fotos: Edson Ribeiro – Assomasul