Campo Grande (MS) – O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude, finalizou o processo de adesão ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
“Mato Grosso do Sul avança na construção de políticas públicas eficientes e eficazes para a juventude. Desde o ano passado estamos trabalhando a adesão ao sistema, pois sabemos a importância que ele tem. E a partir de agora teremos condições através dessa parceria de orientar, organizar e sistematizar ações permanentes visando o empoderamento de jovens sul-mato-grossenses”, explica o subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal.
O Sinajuve foi instituído pela Lei nº 12.852, e tem como diretriz a descentralização das ações e a cooperação entre a União, estados, Distrito Federal e municípios, além de promover a participação social, especialmente dos jovens, na formulação, implementação, acompanhamento, avaliação e no controle social das políticas públicas de juventude.
Com a adesão ao sistema o estado terá alguns benefícios, como por exemplo, cursos de capacitação para gestores, modelo de minutas contratuais para facilitar a implementação de políticas públicas relacionadas à juventude, mapa com geolocalização e informações de locais promotores dessas políticas e participação em consulta pública sobre propostas de atos normativos em matéria de juventude.
“O Sinajuve é um avanço para as políticas públicas de juventude e a adesão do Estado do Mato Grosso do Sul será fundamental para que a integração dessas políticas seja possível e mais jovens sejam alcançados”, ressalta a Secretária Nacional da Juventude (SNJ), Jayana Nicaretta.
Os municípios que se interessarem pelo Sistema, podem entrar em contato com a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude, através do e-mail: juventude@segov.ms.gov.br.