1º Seminário de Políticas de Proteção aos Animais capacita secretários de Centros de Controle de Zoonoses do Estado

  • Publicado em 30 maio 2023 • por Thais Lima Bacchi de Araujo •

  • Com objetivo de realizar um diagnóstico e capacitar secretários dos Centros de Controle de Zoonoses do Estado, a Assessoria Especial de Proteção e Defesa da Vida Animal, ligada a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), realiza hoje (30) e amanhã (31), o 1º Seminário de Políticas de Proteção aos Animais.

    Com o tema “Conhecer para defender a vida animal”, o seminário tem a intenção de realizar um diagnóstico sobre a realidade dos municípios em relação aos maus tratos e saúde dos animais, além de capacitar com palestras e oficinas secretários dos Centros de Controle de Zoonoses e médicos veterinários de 72 municípios do estado.

    Na ocasião será apresentado o Programa Estadual de Políticas de Proteção da Vida Animal, MS Vida Animal, que tem como objetivos, implantar políticas públicas de promoção do bem-estar de animais domésticos, articular as políticas de meio ambiente, saúde humana e saúde animal. E também, priorizar a interiorização do desenvolvimento e ampliar as ações de apoio aos municípios.

    Para o secretário da Setescc, Marcelo Miranda, o evento é um momento histórico para a causa animal. “Precisamos montar o Programa Estadual juntos, um programa estadual que seja viável e eficiente, e além disso, sensibilizar os prefeitos e os vereadores da importância dessa causa, é uma causa seríssima de saúde pública, uma missão humana.”

    O objetivo do seminário é unificar duas propostas: apresentar o programa estadual de política de proteção aos animais e capacitar o servidor público, que está na área de enfrentamento. 

    De acordo com o assessor da pasta Vida Animal, Carlos Eduardo, os cursos ministrados serão de extrema importância para o aperfeiçoamento dos profissionais. “Quando a gente fala em bem estar animal, precisamos entender que é imprescindível que o servidor público tenha condições de fazer uma vacinação ou captura e manejo de um animal, com respeito e proteção a vida do animal.”

    O primeiro curso do dia teve como tema o resgate, contenção e manejo de animais, e foi ministrado pela representante da equipe da campanha “Cadeia para Maus Tratos”, Roberta Dias Lima. A palestra tratou de técnicas e práticas para resgatar animais. “A ideia é melhorar o resgate dos animais, existe uma preocupação com o bem estar, tanto do animal quanto dos funcionários que estão fazendo esse resgate, por isso queremos melhorar essa técnica e prática de resgate de animais.” ressalta Roberta.

    Além dos cursos e palestras, o seminário contará com apresentação do Plano Estadual de governo, sarau com Victor e Matheus e passeio no Bioparque. A abertura do seminário foi realizada na manhã de hoje (30) e contou com representantes dos órgãos, OAB Animal, AGEMS, Casa Civil e SEMADESC.

    Bel Manvailer, Setescc

    Categorias :

    Bem-estar animal

    Veja Também