Há 89 anos, as mulheres brasileiras conquistavam o direito de participar da vida política do país. Proibidas de votar até então, o avanço, assegurado pelo Código Eleitoral em 1932, a princípio, foi direcionado apenas para as casadas – autorizadas pelos maridos – e para viúvas com renda própria.
Dois anos depois, em 1934, o direito ao voto foi assegurado a todas as mulheres, previsto na Constituição Federal. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hoje, as mulheres representam quase 53% do eleitorado brasileiro.
E para comemorar essa grandiosa conquista a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, realiza nesta quarta-feira (24), uma live em parceria com a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT, com o tema “Voto feminino, mulheres negras e democracia”.
A ação será transmitida pela página do Facebook de ambas Subsecretarias a partir das 15h, e contará com a participação da Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – Ana José Alves; do Subsecretário de Políticas Públicas LGBT – Leonardo Bastos; da pedagoga, ativista social e integrante do Coletivo de Mulheres Negras Raimunda Luzia de Brito – Cleuza Pedrosa e da Coordenadora Municipal de Políticas e Assuntos de Diversidade Sexual – Cris Stefanny.
Para acompanhar acesse: @SubsRacial ou @SubLGBTMS