Na tarde desta quarta-feira (09), a equipe da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, reuniu-se com o técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Aparecido para discutir as tratativas de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, no que tange o levantamento da população negra, ribeirinha, cigana e de matriz africana sul-mato-grossense atendidas pela pasta.
“Nós realizamos uma primeira reunião com outra equipe antes da pandemia prevendo a realização do censo no período certo. Com todas as alterações relacionadas a data achamos necessário um novo encontro, para ter essa troca de informações e aproximar os órgãos, Governo do Estado e IBGE. E da mesma forma qualificar a informação no que de fato precisa ser apresentada quando falamos da população negra do Brasil”, explica Ana José Alves, Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
O IBGE informou que a coleta da pesquisa para o Censo Demográfico 2022 vai começar em 1º de agosto. O Censo deveria ter sido realizado em 2020, já que é feito de 10 em 10 anos, mas foi sendo adiado por falta de verba e pela pandemia do covid-19.
Na ocasião o técnico do IBGE, visitou também a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena.