Com objetivo de discutir o Termo de Abertura do Projeto “Enfrentamento à violência contra as pessoas idosas”, a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas realizou nesta quinta-feira (27), durante a campanha Junho Prata, com vários órgãos responsáveis por promover políticas públicas para as pessoas idosas. Na campanha serão realizadas palestras sobre o combate à violência com divulgação de lugares de apoio e serviço onde as pessoas podem buscar atendimento e realizar denúncias.
O evento teve o objetivo de criar grupo de trabalho composto pelos órgãos que realizam ações voltadas às políticas públicas para pessoas idosas da área social, educação, saúde e justiça, além de discutir as demandas que serão desempenhadas pelos mesmos. O mês Junho Prata é instituído pela Lei nº 5.546 de 2020, como um mês voltado para a conscientização a respeito do enfrentamento à violência contra as pessoas idosas.
Para a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Zirleide Barbosa, o evento foi um marco para as políticas públicas. “A reunião foi significativa pela presença de representações de instituições que de diversas formas atendem pessoas idosas, durante a reunião foram discutidas propostas e formas de sensibilizar e estimular a política estadual para as pessoas idosas e o papel que a subsecretaria representa neste contexto.
O delegado de polícia, titular da 1ª DP Giuliano Carvalho Biacio, representou a SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e relatou sobre a importância das redes de apoio ao idoso trabalharem juntas. “É necessário a interlocução das redes se comunicarem no dia a dia, para trazer uma melhoria prática para a população. Nós enquanto delegacia de polícia e segurança pública quando vamos atender uma ocorrência, precisamos do apoio da saúde e assistência social por exemplo, por isso é preciso aglutinar mais a rede e trazer ligação entre todos esses atores que estão envolvidos na defesa das políticas do idoso.”
Estiveram presentes representantes do Detran MS, COPED, vinculada a SED, UFMS, UEMS, Polícia Civil, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI/MS), NUDEM, NUDEDH, Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), Procon/MS, Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), PG/ SETESCC. A secretária adjunta da Setescc, Viviane Luiza participou do evento e na ocasião falou da importância da interligação entre os órgãos governamentais.