A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT recebeu a visita da Diretora Nacional de Promoção dos Direitos LGBT+ do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Marina Reidel, para discutir ações de enfretamento a violência LGBTfóbica e promoção de direitos e cidadania da população LGBT+ e ações voltadas para a população LGBT+ indígena de MS.
De acordo com Subsecretário de Estadual de Políticas Públicas LGBT+ do Estado de Mato Grosso do Sul, Leonardo Bastos, os entes federados, tem papeis diferentes nas políticas sociais, e para que tenhamos avanços na consolidação da cidadania é fundamental a atuação de forma integrada.
“Ser indígena e ser LGBT é carregar dois estigmas sociais que causam muito sofrimento. O caminho é fazer com que a dentro dos espaços dos povos indígenas possamos desconstruir preconceitos e levar informações sobre direitos” destaca, Marina Reidel.
De acordo com a Diretora, essa visita institucional tem como objetivo apresentar as ações do Ministério, bem como conhecer as ações de Mato Grosso Sul e discutir ações em conjunto com Governo Federal.
Para a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena, hoje estamos dando continuidade as ações e discussões já iniciadas em parceria com a SUBLGBT para que possamos levar as aldeias de MS o debate de gênero e diversidade sexual, e que a medida que for possível fazermos ações presencias, envolveremos mais representantes indígenas e indígenas LGBT.
Participaram da reunião as equipes das Subsecretarias e Centro de Referência de Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia e representando a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas LGBT de Campo Grande, Dandara Mariah Coelho Barbosa.