A Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+ e a ATMS (Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul) sentaram nesta segunda-feira (24) para tratar da Parada da Cidadania LGBT e do Miss Trans, dois grandes eventos da comunidade LGBT+ que serão realizados no segundo semestre.
A reunião foi mais uma das conversas e tratativas que vêm sendo feitas com as entidades para consolidar ações em conjunto. “A gente faz a escuta e mantém o diálogo na perspectiva de construção de parcerias do Governo do Estado, via Subsecretaria, para auxiliar na realização das atividades”, ressalta o subsecretário de Políticas Públicas LGBTQIA+, Vagner Campos.
Em sua 20ª edição, a Parada da Cidadania LGBT e Show da Diversidade será realizada no mês de julho. O evento costuma reunir cerca de 30 mil pessoas em ações educativas e comemorativas.
Para o segundo semestre, a Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul solicitou apoio da Subsecretaria na execução do Miss Trans 2023. A presidente da ATMS, Mikaella Lima destacou que o objetivo do concurso é valorizar as candidatas e integrar sociedade e evento.
“A ideia não é gerar concorrência interna, e sim a união de forças no combate à transfobia, onde a beleza das candidatas seja símbolo de resistência e dignidade”, exemplificou Mikaella.
Para os próximos meses ainda será realizado um torneio de voleibol em parceria com a Agepen. Segundo o coordenador do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, Jonatan Espíndola, esta será mais uma das ações alinhadas junto à ATMS.
“A Associação já é parceira desde a criação do Centro e da Subsecretaria. É uma organização de renome e referência nas políticas públicas LGBTQIA +. O Miss e todas as outras atividades contribuem para o fortalecimento dos direitos e da proteção da população trans”.