Com objetivo de informar acerca da cidadania às lideranças comunitárias e suas comunidades, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, ligada a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), levou um curso de formação continuada para líderes comunitários do município de Três Lagoas durante cinco dias repletos de palestras e oficinas.
O curso tratou da legislação e a forma de enxergar os problemas sociais, para auxiliar as associações no aspecto legal e fiscal, visto que muitas estão com impostos atrasados e documentos desatualizados. No total 79 pessoas foram alcançadas entre líderes comunitários, presidentes de associações, de movimentos sociais, além da sociedade civil organizada. Cinco comunidades foram visitadas, Vila Piloto 5, Cherogami, Ocupação 252, Jardim Primavera e Paranapunga.
O Subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz, explica que o curso de formação continuada tem a tarefa de informar os líderes comunitários sobre os serviços do estado, município e governo federal, prestados às comunidades.
“A liderança comunitária tem que ser uma propagadora e uma aglutinadora de informações. Ela precisa ter a capacidade de fazer uma gestão participativa em que ouvindo os mais diferentes pontos ela consiga elaborar uma diretriz para atender o coletivo.” ressalta o Subsecretário.
Para a líder comunitária da comunidade Vila Piloto e presidente da escola de samba da comunidade, Inosemar de Souza Fraga, a formação continuada é fundamental para que os líderes aprendam a conduzir a comunidade.
“Esse trabalho agrega bastante para o conhecimento da nossa comunidade. Tem gente que não tem esse conhecimento do que é liderar, o que se deve fazer, por isso é importante o curso, traz muita benfeitoria para nós aqui em Tres Lagoas.”
As palestras trataram de temas como: os novos desafios para os movimentos comunitários, regularização das entidades sob a perspectiva de gestão sustentável das entidades comunitárias, noções básicas de Economia Criativa, estratégia de marketing e uso de novas tecnologias e mídias, uso e monitoramento das redes sociais e órgãos públicos, A experiência dos conselhos comunitários de Segurança Pública e Serviços que a 10ª Regional da Defensoria Pública, dentre outros.
Para finalizar a ação que ocorreu do dia 27/06 a 01/07, no sábado, aconteceu o Perifeirarte na feira central de Três Lagoas que levou muita cultura, cidadania e diversão, com o Grupo de Teatro Imaginário Maracangalha, Coral Cultura de Três Lagoas, além de ações da Biblioteca Comunitária.
O Perifeirarte é o conjunto de manifestações culturais que faz parte de todas as ações que a Subsecretaria de Assuntos Comunitários desenvolve, e ele que encerra a programação nas cidades.
Texto: Bel Manvailer, Setescc