A pandemia do novo coronavírus impôs uma mudança de rotina e adaptações em toda a sociedade. Diante de todas as mudanças a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude esforçou-se para executar parte do que estava planejando para o ano de 2020.
Em relatório divulgado o Subsecretário da pasta, Ian Leal destaca, “foi um ano desafiador, tivemos que nos reinventar para atingir os nossos objetivos que é chegar a todos os jovens sul-mato-grossenses. Tivemos que antecipar alguns projetos e adiar outros. ”
O grande destaque das ações foi o lançamento da plataforma EAD em parceria com a Escolagov, que deu continuidade aos cursos do projeto Capacita Juventude, levando conhecimento a mais de quatro mil jovens de forma on-line. Ressaltando que o programa nos três primeiros meses do ano, ofereceu cursos de forma presencial para 166 jovens de Campo Grande, Sidrolândia e Água Clara.
Mato Grosso do Sul destacou-se a nível nacional por ser o primeiro estado brasileiro a aderir ao Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), que tem como objetivo promover a participação social, especialmente dos jovens, na formulação, implementação, acompanhamento, avaliação e no controle social das políticas públicas de juventude. “Com a adesão teremos condições de orientar, organizar e sistematizar ações permanentes visando o empoderamento de jovens”, explica o Subsecretário.
Outra parceria de sucesso foi a realização do programa “Juventude em pauta”, produzido em parceria com a Assembleia Legislativa. Foram ao ar 11 programas que abordaram os mais diversos temas, como esporte, empreendedorismo, combate às drogas, entre outros.
Reuniões on-line passaram a fazer parte da rotina de trabalho da Subsecretaria, aproximando os representantes da juventude dos municípios com o Governo do Estado, dentre essas reuniões do Conselho Estadual da Juventude.
“A reativação do CONJUVE/MS foi um compromisso assumido pelo Governador e agora estamos colocando em execução unindo esforços para realizar um controle social dentro das políticas públicas para a juventude”, esclarece Ian Leal. Para ter acesso ao relatório completo acesse aqui.
Em 2021 de acordo com o Subsecretário dois novos eixos serão implantados, o de ciência e tecnologia e de empreendedorismo. Ambos com o objetivo de incentivar a evolução dos jovens sul-mato-grossenses.