SubPessoa Idosa participa da retomada das atividades do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa

  • Publicado em 28 set 2021 • por Thais Lima Bacchi de Araujo •

  • O Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Gabino Lino, participou na segunda-feira (27), da reabertura do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI), que a partir de agora estará presente em dois câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande e em Três Lagoas. Além da expansão, também foi oficializada a parceria do programa com a Universidade Federal do Tocantins, por meio da Universidade da Maturidade (UMA-UFT).

    A UnAPI existe há 10 anos – foram sete anos como projeto de extensão e três como programa institucional de extensão. Quando se tornou um programa, em 2018, o objetivo era criar uma rede de atenção ao idoso em todos os câmpus da UFMS, começando por Três Lagoas, onde, também há dez anos, já atuava o projeto Universidade da Melhor Idade (UMI).

    “A educação continuada pode ser uma ferramenta para melhorar a qualidade de vida da população em idade mais avançada, além de evitar a solidão deste grupo. A experiência das chamadas universidades da Terceira Idades. E estudos demonstram que melhora a autoestima da pessoa, melhora o acolhimento da sociedade a essas pessoas, incentiva o convívio social, a questão da afetividade, a formação de rede e isso auxilia para que as pessoas saiam do isolamento, então estamos muito felizes em participar dessa retomada, explica Gabino Lino.

    A UnAPI realiza suas atividades com base em quatro eixos principais: inclusão social, assistência (majoritariamente assistência à saúde), capacitação e formação profissional, e divulgação científica e popularização da ciência. Com a expansão para o Campus de Três Lagoas, mais de cem idosos serão atendidos pelo programa.

    Acesse unapi.ufms.br para saber mais sobre as ações da Universidade Aberta à Pessoa Idosa.

     

     

    Categorias :

    Sem categoria

    Veja Também