A Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude realizou o Primeiro Encontro de Pontos Focais com o tema: Jovem e Empregabilidade. Foram tratados assuntos como a empregabilidade, postos de trabalho e renda, participação social, empreendedorismo e ciência e tecnologia. A programação teve a participação de órgãos como o Sebrae, Ministério Público do Trabalho MS e Funtrab, além de gestores e coordenadores de Juventude dos municípios do interior do estado. O primeiro encontro contou com várias palestras sobre empregabilidade e empreendedorismo, a palestra de abertura foi ministrada pelo analista de negócios do Sebrae, Flávio Dominic que falou sobre o Mercado de games, profissões futuras e tendências.
O Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero fala sobre um novo olhar necessário para as Políticas Públicas. “É necessário um novo olhar de políticas públicas em especial para juventude, para que os jovens tenham oportunidades e razões de se manterem em seus municípios. Se o jovem não tiver condições de trabalho, estudo e de realizar os seus sonhos no município de origem, ele vai inchar as grandes cidades, e ao fazer isso, será mais uma estatística dentro da preocupação de vulnerabilidade social, porque vai viver no subemprego, em condições de submoradia e de subcidadania”.
O encontro teve como objetivo trazer os gestores e servidores, que estão trabalhando com a juventude. A coordenadora de Políticas Públicas para Juventude em Terenos, Jacqueline Amorim explica sobre a importância do evento. “A base é autoestima desses jovens que precisa elevar, quando a gente aplica por exemplo uma oficina de empreendedorismo pessoal, o jovem começa ampliar os horizontes, é uma possibilidade de desenvolver mais o pessoal de cada jovem, para ele começar a ampliar os horizontes e tornar um empreendedor individual ou até mesmo um funcionário dentro da empresa que já trabalha”.
O Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Ian Leal explica sobre o foco do tema Jovem e empregabilidade. “Focar nessa questão do emprego é importante, porque a maior dificuldade do jovem é conseguir o seu ingresso no mercado de trabalho. Queremos ajudar esse jovem a conseguir o seu primeiro emprego. Vamos qualificar o jovem e ampliar as oportunidades”.
Texto: Bel Manvailer – estagiária com supervisão de Jaqueline Hahn Tente – Secic
Foto: Matheus Carvalho – Setescc