Com a proposta de construir ações estratégicas a serem implantadas durante a edição da campanha Agosto Lilás, neste ano, alusiva aos 15 anos da Lei Maria da Penha, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), realizou na manhã desta terça-feira (06.7), reunião online com instituições e órgãos interessados em elaborar e executar a campanha junto com o Governo do Estado.
O Agosto Lilás, é a maior campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar de Mato Grosso do Sul, é executada desde o ano de 2016, e nesse período já alcançou mais de 420 mil pessoas diretamente nos 79 municípios.
A subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, reforçou na ocasião a importância de a campanha ser construída em conjunto, tendo em vista que combater a violência tem a ver com toda a sociedade.
“Hoje além de apresentarmos o que já estamos alinhando, foi um momento para ouvirmos sugestões que podem contribuir para ampliar o alcance da campanha, que tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, as formas de violência, os órgãos de atendimento e os canais de denúncia.”
E ressaltou ainda que, “os 15 anos da Lei Maria da Penha representam tudo o que avançamos no que tange a legislação. É uma das três melhores legislações do mundo na proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar e sem dúvidas, é uma conquista de todas as mulheres. Mas ainda falta muito para a sua efetiva implementação e precisamos conversar com as pessoas, ouvir as mulheres que estão nas comunidades rurais, as indígenas e quilombolas, ouvir a população dos municípios de pequeno porte onde são poucos os serviços especializados”, finaliza.
Participaram desse primeiro encontro aproximadamente 100 pessoas, entre gestoras municipais de Políticas Públicas para Mulheres; representantes governamentais, de instituições do Sistema de Justiça, Assomasul, profissionais que atuam na rede de atendimento à mulher em situação de violência, mulheres de Brasília, São Paulo e Sergipe.
Quer ser multiplicadora do Agosto Lilás?
Se você quer fazer parte dessa rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, junte-se a nós sendo uma multiplicadora da campanha.
No dia 13 de junho das 08 às 11h, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), realizará uma reunião online com orientações.
Para participar acesse: https://us02web.zoom.us/j/86739110706?pwd=KzdqVjM5VHV0MTFLSE1OL091RWxDdz09