Campo Grande (MS) – O momento único que estamos vivemos em razão da pandemia COVID-19 nos impõe adotar novas tecnologias e desenvolver outras habilidades para enfrentarmos o isolamento e mantermos a produtividade. Assim sendo, na impossibilidade de realizarmos encontros presenciais, convidamos todas as mulheres, especialmente as pré-candidatadas, para um seminário virtual com objetivo de discutir a participação da mulher na política, já que se aproximam as eleições que desafiarão estratégias de campanha, sem o corpo a corpo, sem as visitas e as tão produtivas reuniões, já que não podemos fazer aglomerações.
Com organização da SPPM, o seminário terá dois módulos, nos dias 15 e 16 de julho de 2020, no horário das 8h30 às 11h30 e será transmitido pela rede social Facebook, por meio da página da Subsecretaria: @SubsMulheres.
“A plataforma Zoom limita a 100 participantes, então vamos transmitir pelo facebook, rede social facilmente acessada em todo o Estado, onde as pré-candidatas, suas assessorias – e o público em geral – poderão acompanhar as palestras e participar enviando perguntas nos comentários, que serão apresentadas ao final do seminário. Em tempos de pandemia, estamos utilizando a tecnologia a nosso favor, sem deixar de discutir pautas que afetam a vida de todas as mulheres. Em ano eleitoral, precisamos fazer essa discussão, pautar a violência política de gênero e falar sobre a importância da participação da mulher na política, de modo a incentivar as candidaturas femininas, falar sobre a nova forma de fazer campanha, agora mais virtual, sobre as bandeiras e temas prioritários a serem defendidos pelas pré-candidatas, bem como discutir aspectos práticos, técnicos e jurídicos da legislação eleitoral na perspectiva de gênero; enfim, serão vários temas com palestrantes de altíssimo nível, daqui do Estado e também convidadas de Brasília e Minas Gerais”, explica a subsecretária Luciana Azambuja.
As apresentações e a mediação ficarão por conta da subsecretária, que divulga as/os palestrantes e temas do seminário que tem o título “Transformando a política: Mulheres no poder” e o slogan já trabalhado em anos anteriores: “+ Mulheres na Política, + Políticas para as Mulheres”:
Marisa Serrano, ex-vereadora, ex-vice-prefeita, ex-deputada federal, ex-senadora, ex-conselheira do Tribunal de Contas do Estado – tema a ser abordado: “Mulheres na política: desafios e superação”.
Simone Tebet, ex-prefeita, ex-vice-governadora, senadora da república, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal – tema a ser abordado: “Participação das mulheres na política: o caminho para a efetivação da democracia”.
Bia Cavassa, deputada federal – tema a ser abordado: “O protagonismo da mulher na política – como fazer a diferença?”.
Rose Modesto, ex-vereadora, ex-vice-governadora, deputada federal mais votada do Mato Grosso do Sul – tema a ser abordado: “Violência política de gênero: um enfrentamento urgente!”.
Jaceguara Dantas, Procuradora de Justiça do Ministério Público Estadual – tema a ser abordado: “A conquista do voto feminino”.
Ludmila Russi, Procuradora do Estado, diretora da Escola Superior da Advocacia Pública da PGE/MS – tema a ser abordado: “A importância da representatividade da mulher na política”.
Ana Arminda dos Santos, advogada pós-graduanda em direito eleitoral e direito processual eleitoral – tema a ser abordado: “Aspectos práticos da legislação eleitoral”.
Alexandre Bastos, desembargador TJMS, ex-juiz eleitoral TRE/MS – tema a ser abordado: “O papel do executivo municipal e gestão pública responsável”.
Elizabete Anache, desembargadora do TJMS (primeira mulher a ser eleita pelo critério de merecimento), ex-juíza eleitoral e ex-ouvidora eleitoral do TRE/MS – tema a ser abordado: “Aspectos práticos da legislação eleitoral”.
Silvia Rita Souza, ex-secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, autora do livro “A mulher candidata: guia para disputar as eleições”, diretora da ONG global Women’s Democracy Network no Brasil – tema a ser abordado: “As oportunidades para as mulheres nas eleições de 2020”.
Eliana Piola, ex-vereadora, ex-coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de Minas Gerais, integrante do movimento QANM Quem Ama Não Mata – tema a ser abordado: “Mulheres nos espaços de poder: liderança e participação política”.
O seminário também contará com participação do diretor do dr Daniel Castro, juiz eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MS, que falará sobre “Eleições em tempos de pandemia”.
Para maiores informações, favor entrar em contato pelo e-mail: mulheres@segov.ms.gov.br.