Publicado em 09 jul 2025 • por Lucas Castro •
Teve início nesta terça-feira (8), em Campo Grande, a Semana Intensiva de Treinamento destinada a estudantes-atletas de 15 a 17 anos que buscam uma vaga na seleção estadual de Mato Grosso do Sul para os Jogos da Juventude 2025. A programação se estende até domingo (13) e inclui palestras, reuniões técnicas, treinamentos e amistosos.
Organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), a competição nacional será realizada de 10 a 25 de setembro, em Brasília (DF). Participam da semana de treinamentos atletas de diferentes municípios do estado, convocados para integrar as seleções sul-mato-grossenses nas modalidades de futsal, voleibol, basquetebol e handebol.
Ao final da semana de treinamentos, uma nova convocação será realizada, selecionando os destaques que participarão do campeonato nacional em setembro. Os técnicos das equipes campeãs dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul deste ano, na categoria de 15 a 17 anos, lideram os times convocados.
A programação da semana inclui palestras e amistosos contra outras equipes locais. No domingo (13), será feita a convocação oficial dos atletas que representarão Mato Grosso do Sul na capital federal.
De acordo com a diretora dos Jogos Escolares da Juventude de MS, Karina Quaini, a semana intensiva de treinamento é uma etapa essencial na preparação e seleção dos atletas para a etapa nacional.
“A Semana Intensiva é um período de preparação que envolve uma programação com treinamentos amistosos, palestras e conversas, tanto entre os técnicos e seus atletas quanto entre a equipe técnica da Fundesporte e os treinadores. Trata-se de uma semana dedicada à preparação para os Jogos Nacionais. Esse momento é fundamental para promover a integração entre os atletas convocados, que foram selecionados a partir dos Jogos Escolares. Inclusive, são convocados mais atletas do que o número final que comporá a seleção principal que representará o Estado”, afirma Karina.
A diretora também destaca a importância da convivência entre atletas e treinadores ao longo da semana. “Durante essa semana, os atletas se preparam, e o técnico tem a oportunidade de conhecer todos os convocados, que vêm de diferentes municípios, ou seja, não pertencem a uma mesma equipe. Assim, além do técnico conhecer os atletas, os próprios atletas também passam a se conhecer, o que facilita a interação e o entrosamento em quadra. Ao final da semana, no domingo, é anunciada oficialmente a seleção principal”.
As atividades estão sendo realizadas em dois locais: o Ginásio Poliesportivo Dom Bosco e o Ginásio Poliesportivo Mamede Assem José (Vila Almeida), ambos em Campo Grande.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: arquivo/ Fundesporte