A XXV Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e Semana Estadual e Municipal de Prevenção às Drogas começa nesta segunda-feira (19), colocando em evidência a população mais vulnerável e a necessidade de se construir políticas públicas de prevenção.
A abertura da programação contou com a fala da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Rodriguez, que destacou o olhar do Governo Federal para a região de Mato Grosso do Sul.
“Nós gostaríamos de trabalhar e pensar juntos em estratégias para o Estado, principalmente com estes dois grupos, as mulheres e os indígenas que sofrem uma vulnerabilidade específica no Estado. Também tem a questão das cidades de fronteira, e a gente sabe que tem uma pressão e um avanço do crime organizado”, comentou a secretária nacional.
Na abertura, estiveram presentes a secretária-adjunta de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza, os subsecretários de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Sant’Anna; LGBQIA+, Vagner Campos; Juventude, Juan de Paula Nazareth; da Promoção da Igualdade Racial, Vania Lucia Baptista e representantes da subsecretaria de Povos Originários e Pessoa com Deficiência.
Anfitriã do evento, a presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas de Mato Grosso do Sul, Denise Souza e Silva, enfatizou que o Fórum temático de debates vai discutir álcool e outras drogas, e a diversidade, alinhando políticas em favor da vida.
“Este ano, estamos trabalhando nas políticas públicas de vida, de condições de vida, e alinhado à esta questão, estamos neste desafio com as populações especificadas das subsecretarias, da Pessoa Idosa, da Igualdade Racial, LGBTQIA+, Juventude, Pessoa com deficiência e povos indígenas, para trazer este grupo para o debate”, disse Denise.
Para a secretária-adjunta de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Viviane Luiza, ouvir e entender como a pasta de Cidadania pode atuar junto é fundamental para somar aos esforços dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e sociedade civil.
“A questão da droga não é apenas a apreensão. Onde a gente combate, realmente, é na prevenção. Precisamos juntar todos os esforços e alinharmos essas políticas públicas de prevenção, principalmente na sociedade que a gente tem como vulneráveis: os quilombolas, a juventude, comunidades indígenas, população LGBTQIA+ e as mulheres”, ressaltou Viviane Luiza.
Durante toda a semana, haverá painéis com os eixos: crianças e adolescentes, mulheres, povos originários, população de rua, igualdade racial, LGBTQIA+, pessoa idosa e pessoas com deficiência.
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira reforçou a importância de debater as políticas públicas com diversas frentes.
“Devemos buscar uma transversalidade de ações com as outras fontes, outros poderes, com a população, os países vizinhos. Nós temos que estar todos muito alinhados e este é o momento de discutirmos as políticas públicas”, resumiu Videira.
A programação completa pode ser acessada no link: https://www.cead.ms.gov.br/xxiii-semana-nacional-de-politicas-sobre-drogas-e-vii-semana-estadual-de-prevencao-as-drogas/
Texto: Paula Maciulevicius, da Setescc