Campo Grande (MS) – A Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM/MS) recebeu 13 propostas para o Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher”, de 9 municípios sul-mato-grossenses. São projetos que abordam práticas inovadoras e programas de enfrentamento à violência contra mulheres e de incentivo ao empreendedorismo feminino, desenvolvidas pelas Prefeituras Municipais, por meio dos OPMs – Organismos de Políticas para Mulheres.
Conforme edital de seleção SEGOV nº 01/2020 publicado em 11/05/2020, agora o procedimento será convocar reunião do Comitê Julgador, formado por representantes dos seguintes órgãos e instituições: Conselho Estadual de Direitos da Mulher, UEMS, UFMS, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, OAB, SEBRAE e ASSOMASUL, com coordenação da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres para análise dos critérios de admissibilidade e mérito das propostas – o que deve ocorrer até o dia 3/7/2020, com divulgação do resultado no dia 8 de julho.
O Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher” foi instituído pelo decreto estadual nº 14.961, de 8 de março de 2018 e nas edições anteriores (2018 e 2019) selecionou projetos das Prefeituras Municipais de Amambai, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Juti, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Verde de MT, Sidrolândia e Tacuru. A cada edição, são também selecionadas até três propostas para receberem o “selo destaque”, por seu ineditismo e relevância social.
Confira a lista dos projetos inscritos em 2020:
- Projeto “Maria, Maria”, de Caarapó;
- Projeto “Mulher na Mídia”, de Corumbá;
- Programa social “Povo das Águas”, de Corumbá;
- Prêmio Mulher “Helo Urt”, de Corumbá;
- “Protagonismo e Empreendedorismo das Mulheres Indígenas”, de Dourados;
- “Empoderando Meninas e Mulheres”, de Ladário;
- “Homens em Movimento”, de Nova Andradina;
- Mulheres Livres”, de Nova Andradina;
- Projeto “Conviver”, de Nova Andradina;
- “Fundo de Apoio à Comunidade”, de Ponta Porã;
- “Popularizando Maria da Penha”, de Rochedo;
- Projeto “Gestação Saudável”, de São Gabriel do Oeste;
- Concurso estudantil de paródia “Agosto Lilás: Canta, Canta, Maria”, de Sidrolândia.