O dia 24 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite. Para marcar o mês e a data o Rotary Club de Campo Grande-Alvorada, está promovendo a campanha “End Polio Now”, que significa “Polio Nunca Mais”. A ação foi apresentada ao secretário da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Marcelo Miranda, nesta sexta-feira (20), pela delegação do Rotary Club.
Desde 1989 não há notificação de caso de pólio no Brasil, mas as coberturas vacinais contra a doença sofreram quedas sucessivas nos últimos anos. Em todo o Brasil, a cobertura ficou em 77,19% no ano passado, longe da meta de 95% para esta vacina. Por isso, a mobilização para retomar as altas coberturas vacinais do país, que já foi referência internacional, é fundamental.
De acordo com José Luiz Kreutz, o Rotary International iniciou a luta contra a pólio no ano de 1985 e, desde então, os resultados foram surpreendentes no mundo inteiro. “Atualmente, apenas dois países ainda enfrentam problemas com a pólio, mas conforme esclareceu, o sucesso se faz pela eterna vigilância. Por isso, Clubes de Rotary no Brasil e no mundo, nessa época do ano, fazem campanhas para alertar os pais da necessidade de vacinar seus filhos”, finaliza.
História
O Dia Mundial de Combate à Poliomielite foi estabelecido pelo Rotary Internacional para celebrar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite.
Existem duas vacinas contra a poliomielite: a VPO (vacina pólio oral) ou Sabin, também conhecida por ser a vacina da gotinha; e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular. As vacinas são conhecidas pelos nomes dos cientistas Jonas Salk e Albert Sabin, que desenvolveram as duas modalidades de imunizantes para a doença.
Informações
Para mais informações sobre as campanhas de sensibilização e sobre a doença acesse AQUI.