Roda de conversa em comunidade indígena Marçal de Souza discute os tipos de violência contra a pessoa idosa

  • Publicado em 23 jun 2023 • por Thais Lima Bacchi de Araujo •

  • Na última sexta-feira (23), com objetivo de ouvir as demandas das pessoas idosas indígenas, a Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, em parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários, realizou uma roda de conversa no memorial da cultura indígena na comunidade indígena urbana Marçal de Souza.

    Para a Subsecretária de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Zirleide Barbosa, a ação foi importante para tornar possível a efetivação de políticas públicas. “A ação de hoje foi transversal com a Subsecretaria para Povos Originários e com a participação da prefeitura. Foi uma experiência rica participar da escuta com indígenas idosas que falaram das suas principais demandas relacionadas ao acesso aos seus direitos humanos.”

    Na ocasião, a subsecretária Zirleide Barbosa, ministrou uma palestra para tratar das diferenças entre as formas de envelhecer e instruções de como envelhecer mais saudável. Além disso, foi explicado os tipos de violência contra a pessoa idosa, que são: violência física, psicológica, institucional, patrimonial, sexual, abuso financeiro, discriminação e negligência. 

    Para Ilda Francelino, 67 anos, indígena terena, a palestra foi muito importante para entender os tipos de violência que existem e detectar amigas e conhecidas que estão passando por situações de violência. “Eu gostei muito dessa palestra, porque se não for assim a gente não fica sabendo de nada, pensa que tá tudo normal, mas depois da vinda de vocês aqui estamos descobrindo muitas coisas novas. Conheço muitos idosos que sofrem violência financeira”. 

     

    Texto: Bel Manvailer, Setescc

    Categorias :

    Sem categoria

    Veja Também