A Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) é a primeira pasta do Governo do Estado a implantar o programa de compliance. Nesta quarta-feira (26), servidores da secretaria estiveram reunidos discutindo a estrutura do programa e o plano de trabalho.
Voltado a promover transparência, eficiência no serviço público, simplificação de processos e incentivo à integridade e conduta ética, o compliance é uma das bases do governo estadual, que prioriza o bom uso dos recursos públicos.
Para o titular da Setescc, Marcelo Ferreira Miranda, a implantação vai fazer toda a diferença na gestão.
“Iniciamos a implantação do programa de compliance pela Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul para que a gente possa otimizar os resultados e fazer melhores entregas com muita transparência e combate a qualquer risco de corrupção”, enfatizou Miranda.
Durante a apresentação do programa, o coordenador do Programa de Compliance no Governo do Estado, João Francisco Arcoverde Lopez, que atua pela CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) falou da importância de se encontrar um meio que seja assimilado por todas as secretarias.
“A gente tem que trabalhar nesta figura de interdependência, em que todo mundo está ligado no mesmo ambiente, compondo, integrando e funcionando de maneira holística no processo. Não somos auditores, o nosso objetivo é trabalhar junto com vocês”, enfatizou o coordenador aos servidores.
Compliance
O Compliance é um um conjunto de ações para levar eficiência, transparência e integridade nos serviços prestados à população. Para isto haverá ações de prevenção a fraudes e corrupção dentro das secretarias, assim como simplificação de processos, modernização das atividades, qualidade do serviço e cumprimento dos procedimentos legais.
Começando pela Setescc, o Governo disponibilizou oito servidores dentro da unidade que vão contribuir para a realização destas “boas práticas” na pasta.
As medidas serão implantadas nas oito subsecretarias e nas suas fundações vinculadas, a Fundtur (Fundação Estadual de Turismo), Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul).
Texto: Paula Maciulevicius, da Setescc
Fotos: Matheus Carvalho