Palestra marca o Dia Internacional da Mulher Indígena

  • Publicado em 05 set 2019 • por Thais Lima Bacchi de Araujo •

  • Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira (05.9) é comemorado o Dia Internacional da Mulher Indígena, para celebrar a data a Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena, realizará palestra com o  tema “Direitos da Mulher Indígena”. O evento será às 18h, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, em Campo Grande.

    O Dia Internacional da Mulher Indígena, foi instituído em 1983 durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América, em Tihuanacu (Bolívia).  A data marca a morte da indígena Bartolina Sisa, símbolo da resistência das mulheres indígenas e camponesas, que se destacou pela valentia frente às tropas espanholas que dominaram o território dos povos originários no Alto Peru, hoje região de La Paz, na Bolívia.

    Segundo a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, as ações realizadas hoje são de apoio às mulheres indígenas na busca por justiça e em defesa dos direitos individuais e coletivos.

    “Antigamente não existia a discussão ‘mulher’ nas nossas aldeias, com o passar dos anos e com a luta das mulheres indígenas, temos mulheres empoderadas ocupando espaços de discussão, de decisão e poder, até mesmo nas comunidades indígenas onde éramos coadjuvantes, hoje temos direito de dar a nossa opinião, de construir junto. A gente tem muito que avançar, mas eu acredito que essa união, esse olhar diferenciado, é importante poder falar da nossa cultura, falar para os outros segmentos da sociedade”, afirma.

     

    Evento:

    Palestra: “Direitos da Mulher Indígena” – palestrante Psicóloga Vanessa Terena
    Data: 05 de setembro de 2019
    Horário: 18h
    Local: Aldeia Urbana Marçal de Souza – Rua Terena – Bairro Tiradentes, Campo Grande

     

    Categorias :

    Sem categoria

    Veja Também