Campo Grande (MS) – Em reconhecimento as práticas inovadoras desenvolvidas por 8 municípios na área do enfrentamento à violência contra à mulher, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, concedeu o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher a 12 projetos selecionados, durante live de lançamento da campanha Agosto Lilás. Sendo que três destes receberam o “Selo Destaque”, são eles: Projeto Maria Maria de Caarapó, o Protagonismo e Empreendedorismo das Mulheres Indígenas de Dourados e Concurso Estudantil de Paródia Agosto Lilás “Canta, Canta Maria” de Sidrolândia.
O Selo foi criado por meio do Decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018. Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas. Além disso, o Estado incentiva o associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo, considerando as especificidades e as potencialidades dos municípios.
“Criamos o Selo com a intenção de conhecer as iniciativas, as boas práticas dos municípios do interior nas ações de enfrentamento à violência e incentivo ao empreendedorismo feminino e também no empoderamento, porque as vezes os projetos são maravilhosos e ficam lá, apenas no município, com o Selo Prefeitura Amiga da Mulher, a gente divulga, noticia e troca experiências entre as gestoras”, explica a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja.
A Subsecretária reforça que devido a pandemia do novo coronavírus a entrega do Certificado do Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher será realiza por e-mail aos ganhadores. “Infelizmente esse ano não realizamos a solenidade de entrega dos certificados com a presença dos prefeitos e Coordenadoras municipais de políticas públicas para Mulheres. Divulgamos os projetos durante a live de lançamento do Agosto Lilás, mas o fato não atenua a importância das iniciativas e boas práticas selecionadas. ”
A seleção das propostas desenvolvidas pelas prefeituras municipais, foi realizada por um Comitê Julgador, formado por representantes, dos seguintes órgão: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul; Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.
Confira o resultado do Selo Social prefeitura Amiga da Mulher 2020:
SELO DESTAQUE
Projeto – Maria Maria – Caarapó (Tem como base principal a capacitação profissional através das oficinas que com o objetivo de abrir portas no mercado de trabalho formal, ou mesmo fortalecer o empreendedorismo nestas mulheres, consequentemente através da autonomia financeira, quebra-se situações de dominação matrimonial em que mulheres sofrem este tipo de violência).
Projeto – Protagonismo e Empreendedorismo das Mulheres Indígenas – Dourados (Destacou-se por elevar a autoestima das mulheres indígenas, tirando-as da invisibilidade e vulnerabilidade social; mostrando que são extremamente competentes para comercializar seus produtos na Feira do Artesanato do município e serem inseridas na Associação das artesãs).
Projeto – Concurso Estudantil de Paródia Agosto Lilás “Canta, Canta Maria” – Sidrolândia (desenvolvido em parceria com a rede municipal de ensino estimulou os alunos (as) a estudar e compreender a Lei Maria da Penha e o fenômeno da violência contra a mulher).
SELO SOCIAL PREFEITURA AMIGA DA MULHER
Projeto – Lideranças Participativas – Campo Grande
Projeto – Programa Social Povo das Águas – Corumbá
Projeto – Construindo Cidadania, Empoderando Meninas – Dourados
Projeto – Empoderando Meninas – Ladário
Projeto – Homens em Movimento – Nova Andradina
Projeto – Mulheres Livres – Nova Andradina
Projeto – Popularizando Maria da Penha – Rochedo
Projeto – #SOU BONITA #NJOKETI – Sidrolândia
Projeto – Concurso de Desenho Agosto Lilás – Sidrolândia