Na próxima quinta-feira (26), às 14h45, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), lançará a implementação do sistema MAPTUR (Mapa Estratégico para Gestão no Turismo) durante a ABAV Expo 2024. O evento acontecerá no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília (DF). O sistema será aplicado ao planejamento e à gestão de três regiões turísticas do estado: Pantanal, Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas.
O diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, destacou a relevância dessa nova ferramenta para otimizar a organização e a tomada de decisões nas regiões contempladas. “Estamos cumprindo nosso papel de proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento dos nossos territórios. Agora, eles têm a responsabilidade de criar uma cultura de gestão contínua, focada na execução e no monitoramento das ações planejadas”, afirmou Wendling.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também comentou a importância da iniciativa para a valorização das potencialidades regionais. “O MAPTUR é um passo fundamental para garantirmos que o turismo de Mato Grosso do Sul se desenvolva de forma integrada e estratégica. Com essa ferramenta, podemos alinhar as ações de promoção turística às necessidades reais de cada região, ampliando nossa visibilidade e competitividade no cenário nacional e internacional”, ressaltou Miranda.
MAPTUR
O MAPTUR é uma plataforma online, desenvolvida exclusivamente pela Lab Turismo, que tem como objetivo apoiar os gestores dos destinos turísticos no planejamento e na execução de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e competitivo do setor. A metodologia já foi utilizada pela própria Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, proporcionando ciclos de gestão aprimorados.
De acordo com Richard Alves, diretor da Lab Turismo, a novidade agora é a implementação do sistema em três regiões turísticas do estado, com um ciclo de 12 meses de atendimento, suporte e mentoria. “O lançamento oficial desse trabalho será realizado na ABAV Expo 2024, com a assinatura do compromisso de desenvolvimento nas três regiões”, explicou Alves.
O MAPTUR permite a realização de uma Análise da Situação Atual do Destino, de maneira prática e consistente, gerando um Mapa Estratégico de Gestão no Turismo. Esse mapa é entregue de forma digital, o que facilita a implementação das ações planejadas e garante maior eficiência na gestão turística. Trata-se de um diferencial importante para assegurar que o turismo nessas regiões avance de forma organizada e eficaz.
Convite
O evento de lançamento será aberto para representantes de entidades nacionais do turismo, imprensa, Instâncias de Governança, operadores que comercializam os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, além de outros interessados em conhecer mais sobre o sistema MAPTUR e o trabalho que será desenvolvido nas três regiões turísticas do estado.
Débora Bordin, Comunicação FundturMS
Foto: divulgação/@visitmsoficial