Publicado em 09 maio 2025 • por Lucas Castro •
Mato Grosso do Sul alcançou um marco expressivo no cenário esportivo nacional ao receber, nesta quinta-feira (8), certificação do IPIE (Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva) por atingir 100% de adesão dos seus municípios ao sistema de GEEM (Gestão do Esporte nos Estados e Municípios (GEEM). O diálogo com os municípios foi feito por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Com o desempenho, o estado passa a integrar um seleto grupo de apenas quatro unidades da federação que completaram integralmente o preenchimento da ferramenta.
O GEEM foi desenvolvido pelo IPIE, vinculado à FPR (Universidade Federal do Paraná), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. A iniciativa tem como objetivo mapear aspectos quantitativos e qualitativos da gestão esportiva em estados e municípios, promovendo o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte, além de ampliar a base de informações disponíveis e incentivar articulações futuras entre os entes federativos.
A ferramenta analisa seis dimensões fundamentais: Dados da Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva.
Para o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, a conquista representa o esforço conjunto de diversos atores do setor. “Mato Grosso do Sul foi um dos poucos estados a completar 100% do preenchimento do sistema. Esse resultado só foi possível graças ao comprometimento dos gestores municipais, que desempenharam um papel essencial nesse processo”.
O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, também celebrou o feito, destacando o papel dos municípios no avanço da política esportiva estadual. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, especialmente da dedicação dos gestores municipais, que abraçaram a proposta e entenderam a importância de fortalecer as políticas públicas esportivas em todas as regiões. Estar entre os quatro estados que preencheram integralmente esse sistema reforça o protagonismo de Mato Grosso do Sul no cenário nacional e nos inspira a seguir avançando com responsabilidade, planejamento e visão de futuro”.
O GEEM também está alinhado à proposta de reforma do Sistema Esportivo Brasileiro, apresentada por meio do Projeto de Lei do Senado (PLS 68/2017). A proposta sugere a substituição das atuais quatro manifestações esportivas — alto rendimento, participação, educacional (Lei 9.615/1998) e de formação (Lei 13.155/2015) — por um modelo estruturado em três níveis de serviço: formação esportiva, excelência esportiva e esporte para toda a vida, cada um com três manifestações específicas, totalizando nove.
Até agosto de 2023, os municípios de 19 estados estavam em fase de implementação do GEEM. Ao atingir 100% de adesão municipal, Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do esporte em todas as regiões e consolida sua posição de liderança na gestão esportiva nacional.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Foto de destaque: arquivo/Fundesporte