A revista melhor viagem 60+ realizou um fórum em São Paulo para tratar da temática de pessoas idosas no turismo. Mato Grosso do Sul teve grande destaque e foi o patrocinador master do evento com espaço para palestra e capacitação. O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling apresentou o Workshop ‘Isto É Mato Grosso do Sul’, e tratou dos principais destinos do estado, além de ressaltar a beleza do pantanal.
Na ocasião ele falou sobre o pantanal ser a maior área alagada, diverso em biomas e fácil de estar em contato com animais silvestres. Mato Grosso do Sul é destaque quando se trata de turismo, e oferece diversos atrativos como: pousadas pantaneiras, barcos hotéis, hotéis fazenda, resorts, eventos naturais sazonais, contato com vida selvagem, passeios por água e terra de dia ou de noite, pesca esportiva, cultura pantaneira, a rota gastronômica, entre outros.
Para a subsecretária de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, as empresas precisam atender de forma especializada ao público 60+ e os órgãos públicos desenvolver políticas de fomento ao turismo inclusivo para a maturidade para que cada vez mais pessoas idosas possam participar do turismo. “Cada vez mais as pessoas idosas estão vendo o turismo como direito à vida com qualidade. Por outro lado, também foi exaustivamente debatido que as empresas precisam preparar-se para atender este público que é diverso e que cresce a cada dia. O estado de Mato Grosso do Sul esteve presente e apresentou grandes possibilidades para o turismo da maturidade.”
O fórum foi importante para ressaltar o destaque que as pessoas idosas têm trazido para o cenário do turismo, com um público diversificado que possui necessidades diferentes. Além do Workshop, o evento contou com o painel “Empreendedores 60+: Motivações e Inspirações” que teve a participação de empreendedores importantes para a temática, como Luiza Trajano, presidente do conselho Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil (GMDB), Sônia Hess, vice-presidente do GMDB e criadora do fundo de microcrédito “Dona de Mim” e Carlos Prado, fundador da Tour House, escritor e co-criador do Movimento Supera Turismo.
O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo) ressalta que Mato Grosso do Sul, está bem preparado para receber o público 60+. “Os nossos destinos especialmente na rota Campo Grande, Pantanal, Bonito, tem atividades preparadas com segurança. Oferece aventura segura, leve para todos os públicos. Queremos investir cada vez mais, porque esse público está crescendo, daqui a pouco vai ser o maior público consumidor do turismo do Brasil. De forma geral, essa faixa etária é a que mais procura por atividades turísticas, por ter mais liberdade e recursos.” comenta Bruno.
Bel Manvailer, Comunicação Setescc