A Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, reuniu-se nesta terça-feira (02), com o chefe da Divisão Técnica da Coordenação Regional (CR) de Campo Grande, da Funai, Leopoldo José Costa.
O objetivo da reunião foi discutir parcerias e projetos que visam o inventivo ao desenvolvimento das comunidades indígenas no estado, além de promover o alinhamento institucional.
“Nós pedimos uma agenda com o coordenador primeiramente para retomarmos o contato institucional, e porque precisávamos construir alguns caminhos para avançarmos no que diz respeito ao recebimento de recursos para os pequenos produtores indígenas. Estamos trabalhando junto a Agraer e Funai para organizarmos o mapeamento desses agricultores, pois somente assim eles poderão ter acesso a alguns programas de financiamento rural, como por exemplo o Pronaf”, explica a Subsecretária Silvana.
A Coordenação Regional de Campo Grande centraliza a organização dos trabalhos das Coordenações Técnicas Locais instaladas nas cidades de Aquidauana, Bonito, Brasilândia, Corumbá, Miranda e Sidrolândia e também desenvolve políticas públicas voltadas para os indígenas que vivem em áreas urbanas, compondo diretrizes que buscam contemplar suas especificidades.
“Eu assumi a CR em setembro do ano passado, eu ainda estou descobrindo a Funai. Mas nós estamos de portas abertas para parcerias. Sabemos que essa demanda do mapeamento e a declaração para a aquisição da DAP é uma pauta importantíssima para as famílias indígenas que vivem da terra. E nós vamos ajudar essas pessoas a se organizar para poderem escoarem a sua produção sem atravessadores e assim receber o valor justo”, ressalta Leopoldo José Costa.
Participaram também da reunião os servidores da Subsecretaria, Benilda Vergilio, Fernando Mamedes da Silva e Irineu Monteiro Azevedo.