Com objetivo de sensibilizar a população para a causa LGBT+ e fortalecer as políticas públicas voltadas para o segmento, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT, inicia o mês de maio com a campanha “Maio da Diversidade LGBT+ 2021”.
A iniciativa celebra os 10 anos Lei nº 4.031, de 26 de maio de 2011, que instituiu o dia 17 de Maio, como o Dia Estadual de Combate à Homofobia em Mato Grosso do Sul, e os 31 anos, que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”, eliminando assim a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.
“Queremos durante o mês de maio, mobilizar a sociedade e, em especial, todas as esferas do governo para lutar em defesa da dignidade humana e pela promoção dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs). Exaltando as conquistas e promovendo a discussão sobre inúmeros temas que fazem parte do nosso dia-a-dia”, explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos.
Em razão do período de pandemia da COVID-19 que estamos vivendo, as ações serão em sua maioria on-line envolvendo instituições governamentais e não governamentais dos 79 municípios, e quando presenciais, com público reduzido e seguindo todas as regras de biossegurança, com foco no enfrentamento a violência LGBTfóbica e promoção da cidadania LGBT+.
Abrindo as atividades da campanha, no sábado (01), iniciou-se a arrecadação de alimentos e higiene, em prol das pessoas LGBTs em situação de vulnerabilidade, coordenada pelas atléticas das universidades públicas e particulares.
E na próxima segunda-feira (03), acontecerá o lançamento oficial da campanha por meio de transmissão on-line, a partir das 15h. A live terá tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar acesse: ttps://www.facebook.com/
—