Com a missão de atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, começaram as conferências municipais do setor para ouvir ideias e eleger os delegados que estarão na representação nacional, prevista para acontecer em dezembro, no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, as conferências começaram por Bataguassu, a 300 quilômetros de Campo Grande.
Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Juan de Paula Nazareth destaca que os encontros giram em torno dos 11 eixos do Estatuto da Juventude. “Nas conferências municipais elegemos delegados e colhemos as ideias daquele município, quais ações e projetos eles mais precisam”, explica.
Em Bataguassu, um dos 10 municípios do Estado que contam com uma coordenadoria municipal da Juventude, cerca de 200 jovens participaram da conferência. “São nestes momentos que construímos as ideias que irão para a conferência estadual, e depois a nacional, para elaborar o Plano de Juventude”, ressalta Juan.
A conferência foi realizada dentro da Semana Municipal da Juventude, na sexta-feira (11), e teve a participação de estudantes Escolas Estaduais Peri Martins e Manoel da Costa Lima; membros do Conselho Municipal da Juventude (Comjuv), representantes do Instituto Mirim, e autoridades.
Prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB) ressaltou a importância de debater iniciativas para o futuro. “A juventude representa uma parcela extremamente importante da sociedade e merece ações voltadas a ela. A Semana da Juventude vem para que possamos pensar mais ações voltadas aos jovens”.
Para o coordenador Municipal da Juventude, Lucas Basílio, a conferência alcançou o objetivo, não apenas por reunir em quantidade de público, mas também pela participação. “Os jovens participaram, principalmente nos grupos de debate e na elaboração das propostas. Ficamos muito felizes, porque é de suma importância esta construção conjunta de políticas públicas”, diz.
Conferências da Juventude
A Conferência Nacional será realizada de 14 a 17 de dezembro. Até lá, uma série de eventos preparatórios deverão ser realizados nos âmbitos estadual e municipal. Aqui em Mato Grosso do Sul, a estadual será realizada no final do mês de outubro.
Em agendas com a SED (Secretaria de Estado de Educação), a Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude discute datas para as conferências de Dourados, Três Lagoas e Corumbá.
Segundo resolução, a 4ª Conferência Nacional de Juventude terá como tema “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, e vai abordar os eixos de Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda; Saúde; Cultura; Segurança Pública e Acesso à Justiça, além do Sistema Nacional de Juventude.
Entre os objetivos específicos da agenda estão indicar prioridades de atuação do Poder Público na consecução da Política Nacional de Juventude, além de fortalecer a relação entre governos e a Sociedade Civil para maior efetividade na formulação, execução e controle da Política Nacional de Juventude.
Paula Maciulevicius, da Setescc com informações da Prefeitura de Bataguassu.