Animais com paraplegia, deficiência visual, motora e amputados são a estrela da primeira feira de adoção de pets com necessidades especiais que vai ocupar o Shopping Campo Grande nesta sexta-feira (15). À espera de uma adoção responsável, estes cães e gatos vão mostrar que também precisam de um lar.
A feira, que tem apoio da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, pasta ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), quer incentivar a adoção de animais, além de trazer à tona a existência dos bichinhos com deficiência, muitas vezes consequências de maus-tratos.
“Os animais com deficiência geralmente são abandonados ou até mesmo mortos por terem necessidades especiais, e a feira exalta o protagonismo tanto das protetoras como dos abrigos e associações que lutam para salvar estas vidas e encontrarem novos lares para elas”, comenta o assessor especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues.
Um dos idealizadores da feira, Bruno Nóbrega, explica que serão poucos animais nesta primeira edição, mas que a escolha de mostrá-los é justamente para quebrar o preconceito. “O principal ponto é as pessoas saberem que existem animais especiais, e a gente até faz um convite para esses animaizinhos cadeirantes, quem tem algum animal com necessidades especiais, para levá-lo neste dia, assim as pessoas podem fazer carinho e conhecerem um pouquinho”, descreve Nóbrega.
A feira será realizada nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, das 17h às 22h, no estacionamento da Riachuelo, no Shopping Campo Grande. Quem se interessar em levar para casa algum animal precisa apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e ser, obrigatoriamente, maior de 18 anos.
Paula Maciulevicius, da Setescc