O prazo para a entrega do Imposto de Renda tem início nesta quarta-feira (15). O valor que é pago pelo contribuinte do Mato Grosso do Sul pode ficar no Estado e garantir políticas públicas que beneficiam idosos, crianças e adolescentes.
Para isso, basta que o cidadão destine até 6% do valor a pagar para o Fundo Estadual do Idoso ou para o Fundo Estadual da Criança e do Adolescente. Os recursos dos fundos estaduais e municipais são direcionados, via edital elaborado pelos conselhos, a instituições que atuam diretamente com esses públicos.
“A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais. Muitas pessoas desconhecem que podem destinar uma porcentagem ao fundo da pessoa idosa ou ao fundo da criança, e para incentivar e sensibilizar a sociedade juntamente com a Receita Federal e demais entidades lançamos na semana passada a campanha Imposto de Renda Solidário, divulgando as formas de fazer essa doação”, explica a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Zirleide Barbosa.
Em 2022, as destinações por meio da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) atingiram R$ 7,52 milhões em Mato Grosso do Sul, valor 34,8% maior em relação a 2021. A Receita também registrou crescimento no número de contribuintes que fizeram destinações, que saltou de 2.515 para 3.332 no mesmo período.
O delegado-adjunto da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson da Silva, explica que é grande a expectativa de que o valor destinado para entidades assistenciais em 2023 seja superior a 2022. “Estamos com sentimento de que muitos começam a abraçar a campanha, que não é somente da Receita Federal. É de todos nós, de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
Para mais informações sobre como realizar a doação acesse o Tutorial elaborado pela Receita Federal clicando AQUI.