O Governo do Estado com as ações, programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, fortaleceu o compromisso na proteção das políticas de promoção da igualdade racial.
Em 2022, apesar dos impedimentos por conta da legislação eleitoral, as atividades da Subsecretaria se fizeram presentes nos municípios sul-mato-grossenses, principalmente nos 15 que contam com as 22 comunidades remanescentes de quilombos.
“O Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, tem se mostrado sensível às políticas afirmativas, esse recorte racial possibilita que ações eficientes e eficazes cheguem para a população sul-mato-grossenses respeitando as especificidades locais. 2022 foi um ano marcado pela conclusão de importante projetos da Subsecretaria, como por exemplo a finalização do MS Quilombola e a entrega das cestas de alimentos para 1.400 famílias quilombolas”, explica a Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.
O MS Quilombola teve como objetivo realizar o mapeamento e diagnóstico da situação socioeconômica, cultural e ambiental em que vivem a população das 22 comunidades remanescentes de quilombo do Estado, possibilitando assim a construção de ações assertivas.
“Por meio das visitas foi possível diagnosticar algumas atividades de extrema importância para a subsistência e as atividades culturais exercidas. Algumas das atividades produzidas são: A agricultura para provisão; Produção de Farinha de Mandioca; Criação de Pequenos Animais; Pesca Profissional; Produção de hortaliças, dentre várias outras. Além disso, a preservação de datas comemorativas e festas culturais”, explica a Subsecretária.
Além dos desdobramentos das ações, com as informações coletadas foi elaborado o primeiro mapa produzido a partir do mapeamento por eixo e espacial por hectare das 22 Comunidades de Remanescentes, nos 15 municípios do estado. O mapa foi realizado em parceria com acadêmicos de geografia da UEMS e elaborado também em parceria com a AGRAER.
Outra entrega importante foi a realização da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”, o que possibilitou aos municípios sul-mato-grossenses a participação efetiva nas políticas públicas étnico-raciais.
“A Conferência é de fundamental importância por conta de todas as temáticas, de todo o enfrentamento que existe nas questões relativas a preconceito, racismo, LGBTfobia, intolerância religiosa, e demais formas correlatas. E debater esses temas faz com que a sociedade realmente se posicione e discuta a política pública junto aos órgãos governamentais”, finaliza a Subsecretária.
O relatório com todas as atividades da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura pode ser acessado clicando AQUI.
Foto Destaque: Matheus Carvalho – Setescc