O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, realiza nesta sexta-feira (29) o lançamento da “Cartilha de Direitos das Pessoas Trans”. O evento será por meio de transmissão ao vivo, a partir das 15h, na página oficial do Governo do Estado no Facebook. A ação é em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, comemorado no dia 29 de janeiro.
A Cartilha teve a colaboração da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS) e do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade de Mato Grosso do Sul (IBRAT/MS). E tem como objetivo divulgar alguns dos direitos das pessoas trans e traz informações sobre como alterar prenome e gênero contido nos documentos.
“Essa cartilha é resultado de um trabalho coletivo no intuito de levar informações às pessoas trans sul-mato-grossenses. O conteúdo abordado é uma forma de inserção social, pois é por meio do conhecimento que se adquirem as forças necessárias para ocupar as mais diversas áreas, desempenhando o papel social que cada um tem por direito. Nosso objetivo é contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, somando forças para o enfrentamento à discriminação, à violência e à transfobia” explica o subsecretário de Políticas Públicas LGBT, Leonardo Bastos.
A live terá tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para participar acesse: https://www.facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul.