Com o objetivo de viabilizar o protagonismo negro, na última quinta-feira (19), como parte do projeto Dia C de Cidadania, promovido pela Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), professores e alunos da Escola Estadual Professor Alício de Araújo, se juntaram para realizar a segunda edição do projeto, “Negritude em Foco”.
“Negritude em foco” é um programa de fotografia, que faz retratos dos estudantes negros da escola, colocando-os como protagonistas nas fotos. De acordo com a idealizadora, professora de sociologia, Gisely Alencar, 24, a ação promove a valorização e a visibilidade dos estudantes. “Nós entendemos que o “Negritude em Foco” promove uma interação entre os alunos, uma identificação e construção de identidade. Eu acho que essa temática constrói a cidadania”, ressalta.
Segundo a coordenadora da Área de Direitos Humanos, da escola e professora de História, Rosa Santos de Lima, 49, o objetivo não é valorizar a fotografia, mas sim quem é fotografado. “A ideia é que eles se percebam negros bonitos, porque historicamente aquela mentalidade de que o branco é o mais bonito, o cabelo liso é o padrão, o loiro é que serve para ser modelo, esses preconceitos precisam ser desconstruídos. Colocando eles como protagonistas, como evidentes, para se reconhecerem como pessoas bonitas, para perceber que a pele, o cabelo, enfim, que tudo neles é bonito, como de qualquer outra pessoa”, frisa.
O estudante de 18 anos, João Paulo, participou das duas edições do “Negritude em Foco” e diz que a iniciativa é importante para demonstrar onde estão os negros da escola.
“Temos poucas pessoas negras na escola, e essas poucas pessoas não se incluem em muitas atividades. Por isso o Negritude em Foco é muito bom para a gente poder se expor e demonstrar para as pessoas que nós podemos nos impor também na sociedade. É muito legal porque nós brincamos, colocamos outras roupas e usamos maquiagem africana para tirar as fotos”, ressalta.
Dia C de Cidadania
Na escola foi também foi feito o programa Cidadania em Rede, que foi do dia dois ao seis de outubro. Onde todos os professores desenvolveram os seus trabalhos de acordo com suas áreas de saberes, a fim de que os alunos entendam que o tema cidadania pode ser trabalhado de maneira transversal e ser incluído em todas as disciplinas escolares, como atividades voltadas a preservação do meio ambiente, cyberbullying e responsabilidade digital, constituição federal e outros.
A ação do Dia C da Cidadania, viabilizou os conceitos e práticas da cidadania na Escola Estadual Professor Alício de Araújo que teve a finalização das inciativas da disciplina “Projeto de Vida”, que tem como objetivo fortalecer as ações de cidadania nas escolas com foco na sensibilização, conscientização e educação continuada e permanente nos assuntos relacionados.
Acontecendo em cinco cidades diferentes, as ações levaram mais cidadania para estudantes das Escolas Estaduais, e em Dourados para a finalização com o dia C da Cidadania, os professores prepararam uma palestra com a advogada Vivian Alencar, que trouxe como temática cidadania e a pauta racial para mais de 80 alunos do 6º ao 9º ano.
Vivian Tomaz , 26, é advogada e foi convidada para realizar uma palestra sobre o significado de cidadania para os estudantes, ressalta que estes tipos de ações ajudam na formação da identidade.
É importante você se ver nos lugares, se eu vim de um lugar onde as possibilidades são escassas, preciso ver que eu posso chegar em espaços em que não me vejo. Nós vivemos em um país onde negros e negras, historicamente, foram pessoas escravizadas, mas ainda hoje existem pessoas que se referem a pessoas negras como pessoas que tem que servir. Existe uma estratégia de fazer com que essa população não consiga se movimentar, não consiga defender os seus direitos, brigar por seus direitos”, enfatiza.
Para a Subsecretária de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Vânia Lúcia Batista, a ação foi significativa porque toda a escola se movimentou em prol da cidadania.
“Um projeto no qual os professores dos diferentes componentes curriculares juntamente com os estudantes, assumiram o compromisso de realizar várias ações voltadas à cidadania na escola, com rodas de conversa, pesquisas, produção de material, painel, conversa com os alunos, trouxeram pessoas na escola para estar dialogando sobre diferentes temáticas ligadas à cidadania, falando dos direitos e dos deveres do cidadão e dos estudantes”, ressalta.
O dia C da Cidadania é uma parceria da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania e da SED (Secretaria Estadual de Educação). Para a técnica pedagógica da SED, Selma Aparecida, 55, de todo o trabalho o mais importante é que os estudantes tenham mais autonomia.
“Nós vemos naquele trabalho eles tendo consciência da negritude, tendo consciência de o que é ser cidadão e, acima de tudo, eles lutarem pelos seus direitos e também pelos seus deveres. Então assim, autonomia, o respeito, é de fundamental importância e a escola é um espaço muito democrático. E dentro da escola, quando você traz essas temáticas, você forma a consciência dos estudantes”, destaca.
Texto: Bel Manvailer, Setescc
Fotos: Gisely Alencar