Mais de 150 famílias ficaram desabrigadas. Fogo levou moradias e pertences, e deixou tristeza e desespero para os moradores da comunidade
Depois do incêndio que atingiu mais de 150 famílias que vivem na Comunidade do Mandela, na região norte de Campo Grande, o Encontro Nacional dos Violeiros abre espaço para a solidariedade.
Com os olhos voltados para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e ainda ficaram desabrigadas, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e da Fundação de Cultura do Estado, convoca a população a participar desta corrente pelo bem.
De sexta até domingo o Parque das Nações Indígenas – palco do Encontro Nacional dos Violeiros – será ponto de arrecadação para doação de itens de higiene, alimentos, roupas, calçados e eletrodomésticos.
“Neste momento difícil é muito importante que a gente se solidarize e busquemos uma forma de apoiar essas famílias que perderam o pouco que tinham. Queremos conclamar a todos que venham ao Encontro Nacional, celebrar a nossa cultura, e trazendo itens de higiene, de alimentos, roupas, para gente ajudar essas pessoas”, fala o titular da Setescc, Marcelo Miranda.
Coordenadora da Cufa (Central Única de Favelas), Letícia Polidório, enfatiza que a população do Mandela perdeu tudo e que as doações também podem ser direcionadas à sede da Cufa.
“Com o incêndio as famílias perderam documentos, utensílios domésticos, alimentação, material escolar das crianças, roupas, calçados. Nós pedimos encarecidamente para que vocês possam doar para eles, podem direcionar à Cufa que vamos nos organizar para trazer para eles, porque no momento eles não podem receber todas as doações, porque não têm onde morar ainda”, diz.
O que doar
Doe itens básicos para ajudar as famílias da Comunidade do Mandela, como:
- Alimentos;
- Materiais de higiene pessoal;
- Fraldas descartáveis;
- Água mineral;
- Itens de limpeza;
- Roupas;
- Colchão;
- Enxoval de cama e banho;
- Materiais de Construção
Onde doar
No palco do Parque das Nações Indígenas, nesta sexta-feira, a partir das 15h, horário em que se inicia a programação do Encontro Nacional. Já no sábado, você pode levar a sua doação a partir das 16h, e no domingo, das 11h em diante.
A Prefeitura Municipal de Campo Grande também está recolhendo doações no FAC (Fundo de Apoio à Comunidade), localizado na Avenida Fábio Zahran, 6.000 – Vila Carvalho.
Nesta sexta-feira, o atendimento vai até meia-noite, e no sábado o FAC abre em regime de plantão, para receber as doações, das 8h às 17h. Informações pelo telefone: 2020-1361.
Você também pode doar na sede da Cufa, localizada na Rua Livino Godói, 710 – Jardim São Conrado.
Paula Maciulevicius, Comunicação Setescc
Fotos: Ascom/CBM-MS