Campo Grande (MS) – A subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT e a Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, realizaram em parceria a 5ª edição do projeto “Diálogos de Cidadania”, discutindo as políticas públicas LGBT, o combate a homofobia e ao racismo.
“Juntamos as duas pautas pela necessidade da desconstrução do preconceito e combate à discriminação que os dois temas englobam. Precisamos falar abertamente disseminando informações, não queremos obrigar ninguém a aceitar determinada situação, nosso objetivo é reforçar que o importante é respeitarmos uns aos outros, cada um na sua cor e opção sexual”, ressalta a Secretária Estadual de Cidadania, Luciana Azambuja.
O mês de julho coloca em evidência o debate sobre as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e a todas as formas de violação de direitos, reafirmando o protagonismo e a participação das mulheres negras nos espaços políticos, com a campanha “Julho das Pretas”.
Já em junho passado a população LGBT conquistou uma vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), que criminalizou a homofobia como forma de racimo. Casos de agressões contra o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) passaram a ser enquadradas como o crime de racismo até que uma norma específica seja aprovada pelo Congresso Nacional.
O “Diálogos de Cidadania”, foi criado pela Subsecretaria Especial de Cidadania para discutir temas relacionados às pastas subordinadas, em encontro mensais. Quem quiser enviar sugestões de temas para o projeto Diálogos de Cidadania pode encaminhar para o e-mail: cidadania@segov.ms.gov.br.