Campo Grande (MS) – Foi realizado nessa semana em Brasília, o Seminário Nacional da Juventude promovido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O evento fez parte da Semana Nacional da Juventude.
Em sua fala, a secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, compartilhou suas experiências ao visitar os diversos municípios brasileiros. “Ao ouvir os jovens de diferentes regiões, pude perceber que os problemas são os mesmos. Precisamos nos unir para construir juntos a nova história da juventude, com geração de emprego e renda para que os jovens voltem a sonhar”, declarou.
Na ocasião foram entregues as comendas de mérito “Parceiro da Juventude”, que homenageou os pioneiros na fomentação de políticas públicas para a juventude. Dentre os homenageados estavam senadores, deputados, prefeitos, vereadores, representantes do poder legislativo e sociedade civil.
O evento também colocou em pauta o Sistema Nacional da Juventude (Sinajuve), os jovens e o mercado de trabalho com a palestra “Competências e Empregos: Uma Agenda para a Juventude”, ministrada pelo representante do Banco Mundial, Pablo Acosta. Além da palestra sobre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que tem por objetivo apoiar os países a desenvolver políticas públicas e fortalecer suas capacidades institucionais.
O Subsecretário Estadual para Juventude Ian Odara Leal, destacou a importância da discussão de temas presentes no dia a dia da juventude. “Tivemos vários painéis, que debateram desde a inserção do jovem no mercado de trabalho as doenças que acometem a juventude brasileira. O Seminário proporciona um alinhamento entre o Governo Federal, Estadual e municípios, abordando cada estado com a sua especificidade, é uma troca de experiência e de análise de boas práticas de outros Estados”, ressalta.
Ainda em Brasília o Subsecretário reuniu-se com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).