A Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), publicou nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital nº 002/2022 com a regulamentação de cadastro permanente de artistas das diversas áreas culturais, proponentes para o Festival Sarau Cidadania e Cultura no Parque.
O evento que terá sua primeira edição no dia 03 de julho, no Parque das Nações Indígenas, promete nas suas 25 edições a participação de 400 atrações. E a cada edição a participação de duas atrações do interior do Estado, possibilitando o intercâmbio cultural.
Para o palco central podem inscrever-se artistas que contemplam as seguintes categorias: Artes Cênicas (adaptação de cenas curtas/ esquetes/ performance) de teatro, dança, circo, ópera ou musical; música (duplas, bandas, grupos, orquestras e solo); performance e intervenção (poesia, stand up, show de humor); arte e cultura de rua; capoeira; cultura popular (manifestações: folclóricas, cultura afro-brasileira e indígenas, cultura LGBT+, contadores de causos e histórias); artistas 60+ e artistas com alguma deficiência.
Já para participar dos stands da Economia da Cultura, para exposição e venda de produções e manifestações culturais e de cidadania, as categorias contempladas são: artes visuais (plásticas, gráficas, fotografia, mídias digitais, assemblage, grafite); literatura (livros, revistas, quadrinhos); artesanatos; design e moda; audiovisual (curtas e vídeo-arte); manifestações da vivência e cidadania, como por exemplo: cultivo de orquídeas, arquivos de discos vinis, antiguidades, entre outros e manifestações da vivência e cidadania de instituições que queiram divulgar e expor seus trabalhos/projetos.
A seleção dos artistas e propostas que vão compor a programação será realizada por uma curadoria. O cachê para cada apresentação será de R$1.000,00 (mil reais).
“Cada apresentação terá o tempo de 25 minutos no palco principal, sendo estas apresentações menores, como recorte de uma peça, um fragmento ou copilado de uma apresentação, ou seja, apresentações em formato de sarau”, explica Secretário Estadual de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero.
O Secretário explica ainda que, “para as duas primeiras edições os artistas serão selecionados por meio de cadastro próprio da Secretaria e através de convite”.
Para participar do Festival Sarau Cidadania e Cultura no Parque, é necessário preencher o formulário de inscrição simplificado que está disponível no site www.setesc.ms.gov.br, clicando no banner do Formulário para Cadastro da área escolhida.
O edital traz também as regras para o credenciamento e parcerias para participação na gastronomia e venda, sem o pagamento de cachê, além dos critérios de avaliação a ser utilizado pela curadoria.
Dúvidas e informações podem ser sanadas através do telefone (67) 3316-9321 ( das 13h30 às 17h30) ou pelo e-mail: saraunoparque@setesc.ms.gov.br
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