O Conselho Nacional da Juventude lançou recentemente a edição 2020 do Pacto pela Juventude, que tem como objetivo envolver os candidatos a prefeito (a) e vereadores (as) para que se comprometam com a temática em suas ações e programas e incorporem as demandas da juventude brasileira em suas plataformas eleitorais.
No Mato Grosso do Sul, os candidatos interessados em aderir ao Pacto devem entrar em contato com o Conselho Estadual da Juventude (CONJUV). “A adesão ao pacto representa a reafirmação e o compromisso com o avanço das políticas públicas para os jovens sul-mato-grossenses. E com toda a certeza fará a diferença no dia a dia desses jovens”, explica o presidente do CONJUV, Diego Mariano.
A primeira edição do pacto ocorreu nas eleições municipais de 2008 e teve como objetivo reforçar os parâmetros e diretrizes da Política Nacional de Juventude, além de manter e divulgar o debate em torno das resoluções da 1° Conferência Nacional de Juventude, que mobilizou mais de 400 mil pessoas. Nas eleições de 2010 e 2012, as edições do Pacto tiveram como objetivo a construção conjunta de uma agenda pública de juventude, de modo a garantir os direitos dos cerca de 50 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 29 anos.
Em 2014 e 2016, reafirmou-se os desafios ainda não resolvidos pelas políticas públicas de juventude, como o enfrentamento à altíssima mortalidade de jovens negros e em 2018, o Pacto Pela Juventude foi baseados nas resoluções da 3° Conferência Nacional de Juventude e levou-se em conta a importância do comprometimento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais tem metas até 2030.
O Subsecretário Estadual de Políticas Públicas para Juventude, Fernando Martinelli, destaca a importância da iniciativa. “O documento aborda eixos fundamentais na efetivação das políticas públicas, como por exemplo, cidadania, participação social, política e representação juvenil, educação, saúde, emprego. É uma ótima oportunidade de os candidatos incentivarem a participação da juventude em seus mandatos”, conclui.
A adesão ao pacto 2020 poderá ser realizada até o dia 06 de novembro. Os candidatos que tiverem interesse, devem entrar em contato pelo e-mail: conselhojuventude.ms@gmail.com ou através da rede social: @conjuv.ms.