Instituído pela Lei 11.133 de 2005, 21 de Setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Considerado um marco no panorama sociojurídico do Brasil, a data reverbera a importância de se promover uma profunda reflexão acerca dos direitos e das barreiras enfrentadas pelos indivíduos com deficiência em nossa sociedade.
A partir desta quinta-feira (21), a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) compartilha nas redes sociais uma série de vídeos educativos sobre as conquistas e a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
No primeiro deles, a subsecretária de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência do Governo do Estado, Telma Nantes de Matos, dá uma verdadeira aula sobre o olhar que todos devem ter para com a temática.
“Precisamos conhecer a realidade, o potencial das pessoas com deficiência, e isso a gente consegue observar que estas pessoas têm, cada vez mais, procurado ocupar seus espaços. Nós somos cidadãos e queremos ocupar nosso lugar de fala em todos os aspectos, e é muito importante que as políticas públicas atendam a pessoa com deficiência desde a infância até ser idosa”, pontua Telma.
A subsecretária adianta que a série coloca em pauta as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado tanto na área de educação, assistência social, saúde, segurança pública, cultura e esporte, e principalmente dos direitos humanos e cidadania.
“Nessa pactuação estamos construindo uma nova realidade em Mato Grosso do Sul para as pessoas com deficiência”, resume.
Datas
O calendário não para só no dia 21, Dia de Luta. Outras datas fazem de setembro o mês da inclusão, como o 26, quando se comemora o Dia Nacional do Surdo. A séri de vídeos da Setescc busca ressaltar conquistas, além de promover a reflexão a respeito dos direitos e da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
Na próxima semana o tema será capacitismo, depois a história de um atleta paralímpico e como a pessoa com deficiência pode e deve adentrar o mundo do esporte, e por fim, os sinais básicos para você se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Jaqueline Hahn Tente e Paula Maciulevicius, da Setescc