Oficinas de empreendedorismo, projeto de vida, inteligência emocional, comunicação e marketing têm sido levadas aos jovens do interior de Mato Grosso do Sul. A última parada da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude foi o assentamento Santa Clara, no município de Bataguassu, onde adolescentes e jovens receberam o curso “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo”.
Subsecretário da Juventude, Juan de Paula Nazareth explica que as oficinas são ministradas de acordo com a demanda de cada município. “Vamos até as coordenadorias ou conselho da Juventude, conversamos com a população e eles passam as necessidades da região”.
Num segundo momento, a subsecretaria já vai com os cursos na bagagem, pronta para capacitar o público. “Isso mostra o cuidado do Governo do Estado para com a juventude, e leva aquilo que o jovem está precisando, como por exemplo capacitação de inteligência emocional”, pontua Juan.
Para o subsecretário, uma das questões que precisam ser trabalhadas com a juventude é a permanência no mercado de trabalho. “Temos percebido esta problemática, o jovem tem a inserção no mercado, inicia, mas não consegue se manter, justamente pelo despreparo que ele tem para lidar com esta nova imposição na vida dele, que é o trabalho”, descreve o subsecretário.
Ao levar a capacitação acerca deste tema, a equipe da Subsecretaria trabalha a inteligência emocional do jovem para a adaptação a este novo desafio, com palestras sobre como se portar e agir em uma situação de crise.
Na oficina ministrada no último dia 22 de maio, em Bataguassu, o tema foi “Viagem ao Mundo do Empreendedorismo”, para alunos da rede estadual no assentamento Santa Clara.
“Foi uma tarde de muito aprendizado, de troca com jovens participativos e que já nos solicitaram que retornássemos com outra oficina, de comunicação e marketing”, conta a coordenadora do projeto Movimenta Juventude, Marineuza Nascimento.
Movimenta Juventude
As oficinas fazem parte do projeto Movimenta Juventude, (Empreender é Tudo), que busca para interligar o jovem do campo com o da cidade, desenvolvendo um trabalho mútuo com o segmento do hortifrúti e comércio local, fomentando assim o empreendedorismo, geração de trabalho e renda.
A ação é feita pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude em todo o Estado com parceiros como Sebrae, Senar e Agraer. Podem ser levados até os 79 municípios do Estado os cursos de empreendedorismo, marketing digital, oficina laboratório de ideias e relações humanas.
Interessados em participar ou levar as ações da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude para outros municípios, o telefone de contato é o (67) 3316-9141. Você também pode acompanhar as novidades e abertura de inscrições pelo site www.setesc.ms.gov.br ou pelas redes sociais, no Instagram @setesccms.
Paula Maciulevicius, Setescc