Costa Rica recebe entre os dias 5 e 7 de fevereiro o curso “Jogos e brincadeiras entre desafios e possibilidades”. A capacitação é promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania). As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 05 (clique aqui para se inscrever).
A capacitação é voltada a acadêmicos e profissionais de Educação Física do município e região. As vagas são limitadas. Mais informações e esclarecimentos de dúvidas pelo telefone (67) 3323-7225, que também atende pelo WhatsApp.
“Essa formação proporciona reflexões aprofundadas sobre o papel dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças e adolescentes em diversos contextos educacionais. Por meio da exploração do resgate de brincadeiras, jogos e antigos articulados com o brincar na atualidade”, explica a professora Cláudia Diniz de Moraes, ministrante do curso teórico-prático.
Na capacitação, serão abordados conceitos e definições de jogos e brincadeiras tradicionais como pular corda e cantigas de rodas, assim como seu contexto por espaços, na atualidade e nas etapas da vida, além da construção de brinquedos com materiais alternativos.
Certificados com carga horária de 20 horas serão emitidos no final do curso aos participantes. A emissão poderá ser feita por meio da plataforma online de cursos, disponibilizada através da parceria entre Fundesporte e Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).
A cerimônia de abertura acontecerá no Auditório da SEMED (Secretaria Municipal de Educação), na segunda-feira (5), onde também haverá o credenciamento, a partir das 13 horas. Na Quadra de Esporte da E.M.C Prof. Adenocre Alexandre de Morais serão ministradas as aulas teórico-práticas na terça (6), das 07:30 às 12:30 e das 13:30 até 18:30, e na quarta (7), das 07:30 às 12:30.
O curso “Jogos e brincadeiras entre desafios e possibilidades” é realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte e Setesc, e conta com apoio da Prefeitura Municipal Costa Rica, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Costa Rica.
Fernanda Villela, Programa de Estágio Supervisionado – Fundesporte
Foto: Divulgação