As crianças não irão ficar de fora da folia no carnaval campo-grandense. Alguns blocos carnavalescos estão matinês programadas como o Bloco Inclusivo Nada sobre nós sem nós, Capivara Blasé e Cordão da Valu.
O Bloco Inclusivo Nada sobre nós sem nós começa a festa nesta sexta-feira (09/02) às 16h, na arena do Horto Florestal. Para 2024 O bloco fará o “concentra mais não sai”, um grande baile de carnaval com matinê e baile para adultos com apresentação do DJ JK, um jovem artista Dj João Pedro Ruiz, (deficiente visual), que realiza shows, apresentações e festas na cidade de Porto Murtinho. Contará ainda com a banda de ritmistas da Associação Juliano Varela, e as cantoras Teresa Armanda e Silvana.
Neste ano o Bloco Inclusivo deseja reunir um grande público solidificando sua missão de mostrar que qualquer indivíduo, independentemente de suas capacidades físicas, sensoriais ou condições de saúde, pode desfrutar plenamente do Carnaval. O lema “Nada sobre Nós sem nós” ressalta a proposta de inclusão, destacando que a participação ativa de PCDs, abrangendo diferentes condições, fortalecerá a mensagem de conquista e visibilidade para sua causa.
No domingo (11/02) e segunda-feira (12/02) o bloco das crianças Capivarinha Blasé entra na folia das 15h às 18h, na Esplanada Ferroviária. “Teremos carnaval de rua com espaço exclusivo para as capivarinhas, com banda de marchinhas, fraldário, banheiro exclusivo, pintura facial e confeti de carnaval”, explicou o fundador do bloco Vitor Samúdio. A entrada é gratuita. O Capivara Blasé foi fundado em fevereiro de 2014 pela Urgente Companhia, uma companhia de teatro integrada por atores e produtores culturais. Em 2024 o bloco comemora seu aniversário de 10 anos nas ruas da Capital.
Na terça-feira (13/02) é a vez do Cordão Valuzinho que sai para dançar, das 15h às 18h, na Esplanada Ferroviária. Criado em 2006 como um sonho de um grupo de amigos que tinham a intenção de fazer renascer a consciência sobre a ocupação das ruas da cidade através do Carnaval, o Cordão da Valu mantém até hoje a tradição de fazer seu cortejo na parte histórica da Cidade. Desde que iniciou suas atividades seus organizadores sempre incentivaram a presença das crianças no Carnaval do Cordão. Nasce assim o Valuzinho, o cordão dos pequenos foliões, no qual brincam famílias inteiras, das crianças aos avós, com segurança, segundo seus organizadores.
Gisele Colombo, Comunicação FCMS
Foto: Daniel Reino/FCMS