Nesta segunda-feira (05), o Conselho Estadual LGBTQIA+ em reunião de pauta única, deu posse à mesa diretora para presidente e vice-presidente. O Conselho Estadual LGBTQIA+ de Mato Grosso do Sul é um órgão colegiado e deliberativo vinculado à Subsecretaria de Políticas Públicas LGBTQIA+, ligada à Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
Formado por representantes do poder público estadual e representantes da sociedade civil organizada, o Conselho foi reorganizado pelo decreto Decreto n. 14.979, de 16 de março de 2018, e alterado pelo Decreto nº15.743, de 10 de agosto de 2021. Seu principal objetivo é propor e fiscalizar políticas públicas destinadas às pessoas LGBTQIA+, a fim de assegurar os seus direitos e cidadania.
Na eleição foi decidido que Gilberto Arterio Ramos Filho, da Associação dos Escrivães de Polícia Judiciária de Mato Grosso do Sul, é o novo presidente do Conselho Estadual LGBTQIA+ e Valdereis Freitas de Souza o vice-presidente.
Para o vice-presidente, Valdereis Freitas, o Conselho é importante para tornar a política acessível à população em situação de vulnerabilidade. “É muito importante consolidar as políticas públicas a nível de estado juntamente com a sociedade civil para que a gente em uma voz única possa deliberar e fomentar junto ao estado e principalmente junto às sociedades não governamentais a política de fato.”
Estiveram presentes conselheiros dos seguintes órgãos e instituições: AASG, DPE/MS, SEAD/MS, Sarau de Segunda, Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATMS) e Divação.
Bel Manvailer, Setescc