O Conselho Estadual de Juventude (CONJUV), composto por representantes da sociedade civil e do poder público com reconhecida atuação na defesa e promoção dos direitos da juventude, realizou na tarde de quarta-feira (14), reunião ordinária on-line, devido as medidas de prevenção a Covid-19.
Um dos pontos principais desta reunião foi a indicação do Secretário-geral e a apresentação do novo Secretário Executivo, posto agora ocupado pelo servidor da Secretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Fernando Martinelli. Já como secretário geral foi indicado o nome de Ítalo Gusmão, representante da JPSDB, o qual recebeu o aval de todos os conselheiros.
A presidente do CONJUV, Élen Malfará, apresentou os novos conselheiros representantes das instituições EDENIS, AMJAC e SUBJUV. “Recentemente finalizamos o processo eleitoral suplementar para preencher as vagas vacantes da sociedade civil, acreditamos que essa participação democrática só tem a somar com as políticas públicas para os jovens sul-mato-grossenses. ”
Retomando a representatividade no Conselho, o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Juventude, Ian Leal, destacou: “a participação da sociedade civil na definição das políticas públicas para a juventude garante melhores condições de combate à vulnerabilidade juvenil no Mato grosso do Sul. Assim, estamos construindo um amplo espaço para os jovens dialogarem com o Poder Público, em busca de propostas de políticas públicas. ”
Na ocasião também foi debatido, o regimento interno do CONJUV, a realização o 1º Encontro Estadual de Conselheiros da Juventude do Mato Grosso do Sul, entre outros temas.