As mulheres das comunidades quilombolas Boa Sorte em Corguinho e Furnas do Dionísio em Jaraguari, participaram de roda de conversa sobre “Violência contra mulheres e a Lei Maria da Penha”. As ações realizadas em ambos os municípios fazem parte da campanha Agosto Lilás e foram desenvolvidas pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em parceria com a Subsecretaria de Estado Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (SubsRacial).
O intuito da ação foi levar informação e contribuir com orientações sobre o combate à violência doméstica e familiar, apresentando os serviços da rede de atendimento à mulher nos municípios e do Governo do Estado, como por exemplo, o site www.naosecale.ms.gov.br.
“Atualmente, essas comunidades são espaços de manutenção e resistência da cultura negra, da ancestralidade africana e têm sua sobrevivência vinculada à liderança de mulheres negras, por isso este lugar de fala tem tanta importância pois desta forma a mulher que vive nos quilombos pode receber informações tanto sobre a Lei Maria da Penha e as violências ali tipificadas como de onde procurar ajuda na Rede instalada nos municípios próximos”, explica a chefe de Gabinete da SPPM, Rosana Leal.
Na ocasião também foram distribuídos panfletos informativos sobre Lei Maria da Penha e disponibilizado os locais atendimento especializado para esses casos. “É parte do nosso objetivo fazer com que essas mulheres, que em geral vivem em comunidades rurais, tenham conhecimento dos seus direitos previstos na lei Maria da Penha e conscientizá-las sobre a necessidade de denunciar seus agressores, além de ampliar a disseminação de informações”, ressaltou a Subsecretária de Estado Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves.