Publicado em 18 jan 2026 • por Lucas Castro •
Com a meta de garantir espetáculo dentro e fora de campo, a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) lançou, na tarde deste sábado (17), o Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Masculino da Série A. A competição conta com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
O torneio marca o processo de retomada do esporte em Mato Grosso do Sul, que nas décadas de 1970 e 1980 fez bonito nos campeonatos nacionais, assombrando gigantes do futebol. O Estadual é a base desse trabalho, que visa garantir mais condições para atletas e comissões mostrarem seu talento e reconquistar os torcedores.
Em sua 48ª edição, o Estadual será disputado por dez equipes: Operário, Ivinhema, Corumbaense, Dourados, Costa Rica, Águia Negra, Pantanal, Naviraiense, Aquidauana e Bataguassu. O campeão levanta a taça e ainda ganha R$ 70 mil; o vice leva para casa outros R$ 30 mil. O jogo de abertura acontece já neste domingo (18), às 16 horas, no Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande. O Operário recebe o Pantanal, representantes do Estado na Copa do Brasil deste ano.
Em mensagem encaminhada aos convidados, o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Marcelo Miranda, parabenizou a FFMS e dirigentes dos clubes pela reorganização do futebol estadual e garantiu apoio do Governo do Estado na continuidade dessa transformação.
“Estão fazendo a diferença, reorganizando o nosso futebol. O governador Eduardo Riedel dá apoio total para essa retomada, com a transformação do Morenão. E eu tenho certeza de que, juntos, vamos fazer realmente a transformação que a gente espera do nosso futebol.”
De acordo com o presidente da FFMS, Estevão Petrallas, 2026 é o ano da consolidação desta transformação, iniciada em 2025 com a organização de 600 jogos em diferentes categorias, média de quase 12 jogos por final de semana; foram 18 competições, 3.500 atletas envolvidos, 2.300 gols e mais de 40 mil minutos de disputa.
“Nosso futebol está retomando seu espaço no cenário nacional. O trabalho envolve muitas pessoas e entidades e hoje é reconhecido. Atualmente, a CBF tem um novo olhar sobre Mato Grosso do Sul. E tudo isso começou com a conquista da credibilidade, da seriedade. Esse foi o primeiro passo em um processo que envolveu clubes, entes governamentais, Governo do Estado, prefeituras e iniciativa privada”, explicou o presidente Estevão Petrallas.
Tabela
O Campeonato Estadual Série A 2026 prevê confrontos em turno único na primeira fase, com as equipes se enfrentando ao longo das próximas semanas. Os melhores colocados avançam às fases decisivas da competição, que culmina com a final marcada para o fim de março. A organização buscou equilibrar datas, logística e visibilidade, garantindo regularidade técnica e presença do público nos estádios.
Além da disputa pelo título estadual e da premiação em dinheiro, o Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2026 também garante vagas em competições nacionais, reforçando sua importância estratégica para os clubes. O torneio serve como principal vitrine para atletas e comissões técnicas, além de fortalecer o calendário esportivo estadual, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e esportivo dos municípios que recebem as partidas.
Posse responsável
Durante os jogos, uma faixa produzida pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova), vinculada à Setesc, irá promover a conscientização da população sobre a proteção da vida animal, o combate aos maus-tratos e ao abandono, além do incentivo à adoção responsável, que será realizada pela Organização Não Governamental (ONG) Manto de Patas – União de Protetores Independentes.
Marcio Breda, Comunicação Setesc
Fotos: Daniel Reino/Setesc







